Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 11 a 17 de fevereiro

Nesta semana do Carnaval, se ficar por casa, aproveite para fazer uma série de sementeiras para que na primavera não faltem os legumes, os frutos e as flores. As temperaturas vão finalmente subir um pouco, depois dos últimos dias gelados. Parece que finalmente a chuva chegou, bem necessária é para o sucesso das sementeiras de primavera. Tenha em atenção que no dia 14 como é dia de nodo lunar deve evitar as tarefas de sementeiras.

Colher morangos

Os dias 11,12 e 13 são os ideais para semear e plantar frutos

Os morangos são frutas absolutamente indispensáveis em qualquer horta, jardim ou mesmo varanda ou terraço. São originários da Europa e sabemos que são consumidos desde o sec. XV em França e em Inglaterra.

São muito fáceis de cultivar pois necessitam de pouco altura de substrato, podem ser cultivados em floreiras ou vasos suspensos. As folhas e frutos não devem estar em contacto com a terra pois apodrecem, se estiverem no solo coloque palha ou casca de pinheiro.

Os morangos para se desenvolverem em condições necessitam de muita luz e algumas horas de sol direto por dia, nas zonas mais quentes convém protege-los nas horas mais quentes do sol direto. Gostam de substratos/solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, com pH 5,5-6,5, devem ser regados regularmente sem encharcar. Quando se plantam deve ser deixada uma distancia entre plantas de 25-30 cm. A colheita deve ser feita quando os frutos estão maduros. Tenha o cuidado de escolher variedades que frutifiquem mais do que uma vez ao longo do ano.

Aquilo que nos normalmente pensamos que é o fruto é na realidade o recetáculo floral do morango, os frutos são os pontinhos brancos.

Propriedades medicinais e benefícios dos morangos

São frutos pouco calóricos e quando comidos frescos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, são adequados para dietas de emagrecimento e também para diabéticos. É um antioxidante natural, promovendo a saúde ocular, é também um anti-inflamatório natural. Rico em vitaminas C e B6, em ácido fólico, ómega 3, fósforo, magnésio, manganês e ainda em potássio, um vasodilatador natural, o que torna um excelente aliado do coração.

No 15 plante e semeie raízes

A beterraba olerácea é a que cultivamos habitualmente, normalmente é encarnada,no entanto há variedades amarelas, brancas e alaranjadas.

A beterraba é simples de cultivar e pode ser feita a sementeira em tabuleiros e depois transplantadas quando as plantas estão com 5 cm de altura, cuidado no transplante para não danificar as raízes. Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 m e entre plantas 5-10 cm. Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados, atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o ph 6-7,5, regas regulares sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira, não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas.

Sumo de beterraba

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

É tubérculo adocicado com sabor a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são muito utilizados para desintoxicar e purificar o organismo.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É também uma fonte natural de vitamina A,B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Dica

Atenção a quem tenha problemas de pedras nos rins, não deve consumir beterraba em excesso pois é rica em oxalato que pode agravar este quadro clínico.

Receita de sumo de beterraba (detox natural)
  • 1 beterraba
  • 1 cenoura
  • 1 laranja
  • Água

Preparação: Misturar tudo no liquidificador e ir bebendo ao longo do dia ou em jejum. Purifica, desintoxica e contribui para uma pele brilhante.

Ervilhas-de-cheiro

Nos dias 16 e 17 plante e semeie flores

Está na hora de semear uma das minhas flores de época favoritas, as ervilhas-de-cheiro, no jardim dos meus pais e da minha avó nunca podiam faltar, de várias cores e com o aroma mais doce e delicioso que para mim cheira a tardes de verão.

Deve semear já em local definitivo, no jardim, nos canteiros e até em vaso e floreiras. É uma planta trepadeira, pelo que quando começar a crescer deve ser conduzida com tutores, junto a paredes, gradeamentos, etc.

Nos dias 11 a 17 combata pragas, doenças e infestantes

Nesta semana combata as pragas e infestantes, limpe os canteiros, vasos e floreiras, veja se há algum sinal da presença de pragas como pulgões, cochonilhas, lagartas, etc. Combata-as de imediato para que não alastrem a outras plantas. Remova as infestantes para que estas não entrem em competição com as sementeiras. Monde os canteiros removendo as ervas que começam a aparecer depois da chuva.

Fotos: Thinkstock e Pixabay

Leia também: Calendário lunar de fevereiro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar