Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 17 a 23 de dezembro

No dia 21 entramos oficialmente no inverno – esta é a época do ano em que grande parte das plantas entram em dormência e descansam do crescimento e produção que lhes é exigido no resto do ano. Estamos na época natalícia e pouco tempo temos disponível para o jardim e para as plantas. Embora os cuidados diminuam agora, há algumas tarefas que não deve descurar: se tem uns dias de férias aproveite e dê um bocadinho de atenção às suas plantas.

Não se esqueça de regar as plantas de interior que nesta época sofrem muito com o aquecimento e o ar condicionada que, para além de aquecer, seca o ar. Se tem uma árvore de Natal natural, regue-a regularmente e, mal acabe a quadra natalícia, coloque-a no exterior e transplante-a para o jardim ou para um vaso maior.

Agriões.

No dia 17 e 18 pode semear e plantar folhas

Nesta época mais fria do ano não há muitas sementeiras a fazer, o agrião é algo que pode semear já e que germina rapidamente, sendo uma planta que ainda vai consumir no inverno. O seu sabor picante é excelente para saladas, sanduíches, etc. A sopa de agrião é deliciosa e muito saudável, até porque esta planta é muito rica em vitamina A, o que a torna um aliado da pele e dos olhos, fortalece o sistema imunitário e previne doenças cardíacas. Combate doenças respiratórias e tem propriedades expetorantes e descongestionantes.

Laranjeira.

Nos dias 19 e 20 deve semear e plantar frutos

Os citrinos são por excelência os frutos do inverno. A laranja é indispensável para sumos, sobremesas e receitas várias. A laranjeira é uma árvore excelente para ter no jardim e até na varanda e no terraço desde que se plante em vasos com pelo menos 40 cm de altura e de diâmetro, utilize um substrato rico em matéria orgânica. A laranja é um fruto muito rico em vitamina C e que segundo alguns médicos deve ser consumido diariamente. É também rico em ácido fólico, cálcio, potássio e magnésio, é também um antioxidante natural. O seu consumo regular controla o colesterol, previne constipações, gripes e infeções em geral, reforça a função intestinal e o sistema circulatório. É importante a poda das laranjeiras no final da frutificação, bem como estar atento às pragas e doenças que eventualmente poderá sofrer.

Cebolas.

Nos dias 21,  22 deve semear e plantar raízes

Se há legume versátil e que se utiliza quase diariamente em receitas, é a cebola. Crua ou cozinhada, consegue dar sempre o seu aroma e sabor aos pratos onde está como ingrediente principal ou secundário. É um legume com muitas propriedades e os maiores benefícios tiram-se do seu consumo em cru. Reforça o sistema imunitário e o sistema nervoso e tem uma poderosa ação antioxidante. Rica em fibras, combate a tosse, a bronquite, as dores de garganta e as constipações. Tem ainda uma ação depuradora do organismo, estimulando a ação do fígado, do pâncreas e da vesícula.

Afídios.

Dias 17, 18, 19, 20 e 21 combata as pragas e as infestantes

Nestes dias mais frios e húmidos, convém estar atento a uma série de pragas e doenças que podem estar camufladas. Vá observando as suas plantas para perceber que não há alterações ao nível da cor das folhas, pintas, manchas, etc. Mais vale prevenir do que remediar, se as pragas e doenças forem antecipadas e combatidas a tempo é mais fácil que não provoquem tantos estragos nas plantas.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar