Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 22 a 28 de abril

Vamos aproveitar esta semana que tem um feriado para dar um avanço às tarefas de jardinagem que a estação exige. Plantar arbustos e herbáceas floridas, semear flores hortícolas e aromáticas para garantir boas produções no verão. Os dias são maiores, está calor e apetece ir lá para fora e meter as mãos na terra.

Gaura

Nos dias 22 plante e semeie flores, arbustos e herbáceas

Uma herbácea com 40-50 cm de altura com uma floração cor-de-rosa ou branca que se inicia na primavera e se prolonga até ao final do verão. Excelente opção para maciços e bordaduras no jardim ou para ter em vasos ou floreiras no terraço na varanda. Gosta de sol direto, não é muito exigente em termos de solo, prefere solos mais pobres em matérias orgânica e mais alcalinos. Plante-as com 30-40 cm de distancia entre elas.

No final da floração convém podar para manter a altura e garantir uma floração compacta no ano seguinte. Durante o período de floração pode ir removendo as flores secas para estimular novas florações.

Acelga

No dia 23 plante e semeie folhas

Uma hortícola deliciosa, que pode consumir em sopas, salteados ou estufados. Tem um travo picante que dá um gosto especial aos seus pratos. Tem ainda a vantagem de ser uma hortícola muito bonita com os seus caules coloridos, enfeita a horta de forma única!

Condições de cultivo

Uma planta muito rústica e resistente, dá-se bem em qualquer tipo de solo, de preferência alcalino. Não precisa de muitas horas de sol direto, aguenta temperaturas baixas.

Pode semear em tabuleiros e mudar para vasos ou para o sol direto quando atinge 8-10 cm de altura. Quando a plantar na horta deixe 30 cm de distancia entre plantas. Quando colher pode optar por cortar a planta toda ou colher folha a folha (opção mais racional e duradoura), colhendo só o que vai consumir.

Propriedades medicinais e benefícios da acelga

Para além de ser muito nutritiva é tem várias propriedades medicinais; laxante, diurética e regeneradora dos tecidos.

Beringela

No dia 24, 25 e 26 plante e semeie frutos

Uma hortícola que pode ter na horta, no jardim, em vaso ou em floreira. Fácil de cultivar.

Condições de cultivo

Necessita de 5 ou 6 horas de sol direto por dia, suportam temperaturas altas desde que não lhe falte a rega. Nesta época do ano deve comprar plantas já com pelo menos 15-20 cm da altura e plante na horta, na varanda ou no jardim. Deixe um afastamento entre plantas de 60-70 cm. Exigente em adubação, deve adubar com húmus de minhoca ou adubo biológico durante o período de frutificação. A colheita deve ser feita quando as beringelas estão tenras, ainda sem sementes. Utilize sempre uma tesoura de poda afiada para evitar o rompimento dos frutos.

Propriedades medicinais e benefícios da beringela

Uma hortícola muito rica em nutrientes e também com muitas propriedades medicinais, entre elas: anti anémico, anticancerígeno, anticoagulante, antirreumático e calmante.

Batata-doce

No dia 27, 28 plante e semeie raízes

Uma hortícola muito saudável, nutritiva e deliciosa que podemos consumir, cozidas, fritas, assadas, em sopas e em purés.

Condições de cultivo

Uma planta anual que tolera bem o vento e o calor. Gosta de solos com um pH neutro. Necessita de muitas horas de luz. Na primavera enterram-se superficialmente em composto batatas do ano anterior. Mal os rebentos ganhem raízes transplantam-se. Plante com uma distância de 50-60 cm entre plantas. Regar abundantemente durante o período de enraizamento, depois pode diminuir a intensidade de rega. Colher quando as folhas estão a começar a amarelecer, desenterre com uma forquilha, deixe secar ao sol durante dois dias. Conserve em local fresco e seco e ao abrigo da luz.

Fotos: Thinkstock

Leia também: Calendário lunar de abril

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar