Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 27 de agosto a 2 de setembro

“Em setembro, planta, colhe e cava que é mês para tudo”, como diz o provérbio. Está na hora de renovar o jardim, a varanda e a horta. Muito há para fazer: limpar, mondar, remover plantações de final de época e semear e plantar as da próxima estação. Como ainda está calor, não descure as regas, especialmente das plantações e sementeiras recentes. Veja de seguida tudo o que há para fazer de 27 de agosto a 2 de setembro.

Statice.

Semear e plantar flores nos dias 27 e 28

Muitas são as flores que pode semear já para garantir atempadamente flores nas próximas estações. Opte por semear sempre em tabuleiros, transplantando posteriormente as plantas quando já têm mais ou menos 15 cm e 4 a 5 folhas definitivas. Pode semear gipsófilas, alegrias-do-lar e statice, plantas resistentes e  com períodos de floração grandes.

Espinafres.

Os dias 29 a 31 são os ideais para semear e plantar folhas

Está na hora de renovar a horta, removendo culturas em final de estação e começando a introduzir outras. Convém preparar antecipadamente o terreno mobilizando-o e incorporando matéria orgânica. Faça as sementeiras em tabuleiros daquelas plantas indispensáveis todo o ano: alfaces várias, chicórias, espinafre–viroflay e cerefólio. As suas sopas e saladas vão ficar muito mais saborosas e a sua saúde agradece.

Amendoeiras.

Segundo o calendário lunar os dias 1 e 2 são os ideais para plantar frutos

Plante algumas árvores de fruto como a amendoeira que para além da produção de frutos (demora alguns anos a frutificar) tem a grande vantagem de ter uma floração exuberante no final do inverno. Dá-se bem com calor e tolera aguenta bem o frio, daí tanto se desenvolver no Algarve como em Trás-os-Montes. Pode ainda plantar alguns dióspiros para em novembro ter estes frutos maravilhosos à sua disposição.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar