Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 1 a 7 de julho

Mais uma semana de verão instável, ora chove ora faz sol, as plantas andam todas baralhadas e as florações e as produções todas atrasadas. Já não é época de grandes plantações ou sementeiras para esta estação, mas está na hora de começar a preparar o outono, fazendo já algumas sementeiras para essa época, acelgas, beterraba, rabanetes entre outras podem ser uma boa opção.

Rabanetes

Nos dias 1 e 2  plante e semeie raízes

No verão os legumes frescos ainda sabem melhor, a beterraba cozida em saladas ou assada no forno é uma delicia, porque não semear na sua horta, ou mesmo em vaso? Os rabanetes são essenciais e têm a grande vantagem de crescerem muito depressa, são um aperitivo saudável para almoços ou jantares de verão. Semeie de variedades diferentes, mais e menos picantes, são deliciosamente refrescantes.

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

Tem um sabor adocicado com travo a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são utilizados para desintoxicar e purificar o organismo e para dietas de emagrecimento.

Beterraba

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É uma fonte natural de vitamina A,B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Nos dias 3 e 4 plante ou semeie flores

Muitas são as flores que ainda pode plantar, as hortênsias, rainhas desta estação são indispensáveis no jardim. Atenção que estas flores preferem a sombra ou meia sombra, de evitar o sol nas horas mais quentes do dia, gostam de substratos ricos em matéria orgânica e com um pH ácido.

Hortênsias

Não lhes pode faltar com a água pois não resistem à secura. Se as suas hortênsias forem azuis e se quiser que assim se mantenham, terá de as fertilizar mensalmente com adubo azulador. No inverno quando estão caducas, devem ser podadas para garantir uma boa floração na primavera seguinte. Pode aproveitar para lhes reduzir um pouco a altura se estiverem a ficar grandes demais. Se não tiver jardim, pode plantá-las em vaso ou floreira desde que este tenha 40 cm de profundidade e que lhes coloque um substrato para plantas acidófilas.

Nos dias 5, 6 e 7 plante folhas

Uma hortícola deliciosa, que  se consumia tradicionalmente em Portugal, que quase desapareceu, mas que agora voltou a ser utilizada e é excelente para consumir em sopas, salteados ou estufados. Tem um travo picante que dá um gosto especial aos seus pratos. Tem ainda a vantagem de ser uma hortícola muito bonita com os seus caules coloridos, enfeita a horta de forma única!

Acelgas

Condições de cultivo

Uma planta muito rústica e resistente, dá-se bem em qualquer tipo de solo, de preferência alcalino. Não precisa de muitas horas de sol direto, aguenta temperaturas baixas.

Pode semear em tabuleiros e mudar para vasos ou para o sol direto quando atinge 8-10 cm de altura. Quando a plantar na horta deixe 30 cm de distancia entre plantas. Quando colher pode optar por cortar a planta toda ou colher folha a folha (opção mais racional e duradoura), colhendo só o que vai consumir.

Propriedades medicinais e benefícios da acelga

Para além de ser muito nutritiva é tem várias propriedades medicinais; laxante, diurética e regeneradora dos tecidos.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de julho 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar