Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 10 a 16 de junho

O calor teima em não chegar e as culturas estão todas atrasadas, as florações estão ainda envergonhadas. No entanto há muito para fazer para ter um verão (quando ele chegar) muito florido. Experimente plantar hortênsias, por exemplo, são indispensáveis em qualquer jardim, varanda ou terraço. Pode começar já a preparar as suas colheitas de outono, nomeadamente as couves e as abóboras. Esta é uma semana especialmente indicada para combater pragas e doenças bem como infestantes, este ano com a humidade há mais pragas, doenças e infestantes do que nunca!

Nos dias 10 e 11 semeie e plante frutos

Nesta época do ano pode semear abóboras, há muitas abóboras diferentes, a menina, butternut, hokkaido, curgete ou aboborinha, entre muitas outras. Semeie as que mais gosta, pois é um fruto muito versátil usado desde entradas, pratos principais a sobremesas. Pode durar muito tempo, por isso se produzir a mais não tem problema.

Condições de cultivo

Gostam de solos bem drenados, fertilizados, zonas com muito sol e não se lhes deve faltar com a rega nos dias de mais calor.

Propriedades medicinais e benefícios da abóbora

Rica em nutrientes e baixa em calorias é adequada para uma série de dietas. Rica em vitamina A, C , E e complexo B. É também uma excelente fonte de sais minerais como o cálcio, fósforo e potássio, também é rica em fibras. O seu consumo é benéfico para os olhos e doenças coronárias, previne o aumento do colesterol.

Nos dias 12 e 16 plante folhas

As couves são imprescindíveis na dieta mediterrânea e está provado que o seu consumo faz muito bem à saúde em geral. São muito fáceis de cultivar e há neste momento uma série de couves diferentes no mercado, desde a tradicional couve-portuguesa, a penca, a coração, a lombarda até à famosa frisada (kale) que está tanto na moda por ser uma excelente fonte de proteína, não esquecendo os brócolos e a couve-flor.

Condições de cultivo

Não são exigentes em termos de tipo de solo, desde que este seja bem drenado. Gostam de zonas com muito sol, devem ser regadas quando está muito calor. Pode fazer sementeiras em cuvetes e mais tarde transplantá-las. São fáceis de cultivar em vaso ou floreira, desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios das couves

O seu consumo regular reforça o sistema imunitário, são um excelente antioxidante, principalmente as que têm as folhas de cor verde mais escura. Favorecem a saúde dos ossos e do coração.

Nos dias 13 e 14 plante raízes

Muito utilizado pelos franceses cru ou assado, a raiz do funcho começa a ter cada vez mais procura em Portugal. Tem um sabor delicado que pode dar um toque especial a saladas e outros pratos.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol, necessita de horas de sol direto, temperaturas altas e tolera uma geada leve. O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica, não é exigente em termos de pH embora não tolere solos demasiado ácidos. Gosta do solo húmido sem estar encharcado.

Propriedades medicinais do funcho

Ajuda na digestão, combate constipações, dores de garganta e laringites, alivia as dores menstruais e de estômago.

No dia 15 plante flores

Se há flores maravilhosas para o verão, são as hortênsias, têm uma floração exuberante e prolongada que enche qualquer jardim, varanda ou terraço. Há de muitas cores, há umas mais arbustivas e outras mais herbáceas e há trepadeiras. Escolha as que mais gostar.

Condições de cultivo

São plantas acidófilas pelo que necessitam de um substrato ácido e uma fertilização que mantenha este pH do solo, esta fertilização deve ser feita agora na primavera ou no verão. Se as quiser azuis terá de utilizar um adubo azulador (se o terreno não for naturalmente rico em ferro).

Deve podá-las no inverno quando estão caducas.

Nos dias 10 a 15 aproveite para combater pragas e doenças

Sou defensora que devemos evitar utilizar produtos químicos nas nossas plantas em geral e mais ainda nas hortícolas e aromáticas. Nesta época pragas como o pulgão e doenças como o oídio e o míldio (que são fungos) não nos dão tréguas, plantas como as roseiras, tomateiros, petúnias, etc são muito atacadas. Descobri recentemente um produto biológico excelente para este tipo de problemas, o chorume de urtiga, basta dilui-lo a 20% e pulverizar todas as suas plantas afetadas e também as que estão na proximidade destas. Este chorume também é um estimulante do crescimento foliar o que é excelente para aplicar para garantir um bom crescimento das suas plantas.

Fotos: Thinkstock e Pixabay

Leia também: Calendário lunar de junho 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar