Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 6 a 12 de setembro

Uma semana com um calor de pleno verão, atenção às regas que não devem falhar às nossas plantas mais sensíveis e às sementeiras recentes.

No dia 6 pode semear e plantar folhas

Salsa

salsa
Salsa.

Se há planta aromática fácil de cultivar, é a salsa. Podemos semear ou plantar em vaso, floreira, no jardim ou na horta, é muito resistente mas precisa de regas regulares para não murchar.

A salsa é um elemento fundamental na cozinha mediterrânica, é uma planta anual (bienal) e indispensável em qualquer terraço, varanda ou jardim.

Há várias variedades que podemos cultivar separadamente em vasos ou juntas em grandes floreiras, pode estar perto da salva e do cebolinho. Pode cortar à vontade, pois esta planta regenera muito facilmente.

Condições de cultivo

Gosta de zonas não muito quentes, o ideal são zonas de meia sombra. O solo deve ser ligeiro e fresco, bastam-lhe cerca de 20cm de profundidade para se desenvolver. Pode semear ou plantar em qualquer altura do ano.

Como semear

Pode fazer a sementeira no local definitivo ou em tabuleiros e depois transplantar. Não coloque mais do que quatro-cinco plantas (floreira de 30-40 cm de comprimento ou diâmetro).

Gosta de ser regada regularmente sem encharcar.

Manutenção

Se tiver o cuidado de manter a salsa na meia sombra e a for cortando à medida que necessita, terá salsa toda a época de primavera, verão e outono.

Se consome muito, plante vários pés, quer na horta quer na varanda.

Propriedades e benefícios da salsa

Rica em vitamina C, ferro e ácido fólico. Tem efeito diurético, desintoxicante do organismo e melhora a saúde da pele.

Os dias 7 e 8 são os ideais para semear e plantar frutos

Fisális

A fisális ou tomate de-capuz é uma planta herbácea que no seu habitat natural pode crescer até ao comprimento de 1-1,8 m de comprimento.

É uma planta anual ou vivaz, dependendo se as zonas onde se desenvolve são mais ou menos frias.

Quando começa a produzir, produz grandes quantidades de frutos, que só se devem colher quando o capucho está seco e cai e o fruto muda de cor.

Condições de cultivo

Prefere solos pobres, bem drenados com alguma matéria orgânica. Desenvolve-se melhor em condições de pH 5,5-7.

Prefere a meia sombra mas também se dá bem ao sol. Muito fácil de cultivar em vaso ou floreira, não gosta de zonas muito ventosas.

Propriedades e benefícios da fisális

Estes frutos são uma excelente fonte de vitaminas A, C, carotenoides e fósforo. Têm propriedades diuréticas e antioxidantes.

Os dias 9 e 10 são os ideais para semear e plantar raízes

Alho-francês

Alho-francês

O alho-francês, é uma hortícola fácil de cultivar, indispensável na horta e muito versátil na culinária, podendo ser usada para muitos pratos e cozinhado de muitas formas.

Pode semear-se tanto agora, final do verão como durante o inverno para que tenha a produção escalonada ao longo do ano. O ideal é semear em tabuleiros e transplantar mais tarde.

Condições de cultivo

É uma planta que se adapta a qualquer tipo de clima, embora tenha preferência e se desenvolva mais em zonas com temperaturas amenas e com alguma humidade no ar.

Se quer o alho-francês mais branco deve fazer a amontoa, caso contrário ficará mais verde. É uma cultura bastante resistente às baixas temperaturas, aguentando facilmente temperaturas negativas, daí ser uma cultura de outono e inverno

Como semear

Semeie em tabuleiro e transplante quando tem cerca de 10-15 cm. Nessa altura deve cortar 1/3 do comprimento das raízes e das folhas , enterre cerca de 4 a 5 cm do alho.

Deixe pelo menos 10-15 cm entre plantas, para que estas se desenvolvam em boas condições. Deve dar atenção especial às regas pois é uma planta que necessita de humidade constante.

Pode fertilizar com chorume de urtigas ou de consolda ou com composto.

Propriedades medicinais e benefícios do alho-francês

Muito usado em dietas de emagrecimento pois é muito pouco calórico, apenas 61 kcal por 100 g. Rico em vitaminas A e C e em minerais como o potássio, cálcio e fósforo.

É também uma fonte natural de ácido fólico. Contribui para a prevenção dos acidentes cardio-vasculares bem como para a saúde do cérebro.

O dia 12 é o ideal para semear e plantar flores

Miosotis

Miosótis

Estas são umas flores lindas, que fazem um maravilhoso tapete azul a que ninguém fica indiferente.

São das plantas mais utilizadas em fitoterapia desde a antiguidade pois têm muitas propriedades medicinais.

Condições de cultivo

Pode fazer a sementeira em local definitivo ou em tabuleiros e transplantar mais tarde.

Gostam de zonas com sol de manhã e alguma sombra durante a tarde. Resultam muito bem em vasos e floreiras.

Propriedades medicinais e benefícios dos miosótis 

São desde sempre usados na medicina popular, em forma de chá, para alívio de tosses secas e bronquites; além de possuírem um grande efeito sedativo, auxilia na qualidade e indução do sono.

São ainda usados para aliviar o desconforto de conjuntivites e outras inflamações oculares. Sob a forma de emplastro, podem ser aplicados em feridas para acelerar sua cicatrização.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar