Hortícolas e Frutícolas

Como cultivar mirtilos

cultivar mirtilos

Aprenda a cultivar mirtilos.

 

Origem EUA e Canadá.

Altura Máximo em torno de quatro metros.

Propagação Geralmente por estaca, mas também por semente.

Plantio Outono e inverno, durante a dormência das plantas.

Solo Com boa drenagem, mas com humidade e matéria orgânica e com um pH ácido.

Clima São plantas bastante rústicas no nosso País, exceto em zonas muito frias e com geadas fortes e frequentes, mas necessitam de frio durante a fase de dormência.

Exposição Zonas de sol, de preferência viradas a sul, onde não haja geadas.

Cultivo e colheita

Os mirtilos gostam de solos arenosos, leves, com boa drenagem e boa exposição solar. O solo deve ter um pH ácido, entre 4,5 e 5,5. Se o nosso solo não tiver o pH adequado, podemos acidificá-lo usando folhas e outra matéria vegetal em decomposição ou trufa. Necessitam de pelo menos 700 horas de temperaturas em torno dos 10ºC durante a fase de dormência e não gostam de temperaturas demasiado altas no verão. Podem ser cultivados também em vasos. Quando os frutos começam a amadurecer, pode usar-se rede para os proteger do apetite dos pássaros. Convém ter pelo menos duas plantas para se realizar a polinização cruzada, obtendo frutos maiores e mais cedo.

cultivar mirtilos

Manutenção

É necessário fazer uma monda para evitar a competição de outras plantas, uma vez que são plantas de baixo porte com raízes pouco profundas.  A poda estimula a floração e aumenta a produção de bagas. A rega é importante e deve ser aplicada com sistema gota  a gota, visto que as raízes são superficiais. A fertilização deve ser feita no final do inverno, tendo em conta que uma fertilização excessiva pode danificar  a planta e comprometer a colheita.

Propagação

A melhor maneira de propagar os mirtilos é por estaca, feita a partir de plantas saudáveis e de variedades selecionadas. Devemos plantá-los quando estão em dormência, ou seja, quando estão sem folhas, no outono e inverno. Para um jardim, bastam poucas plantas, se quisermos aumentar a produção, poderemos fazer mais estacas das nossas plantas.

Pragas e doenças

Os mirtilos, embora sejam plantas que se adaptam bem em Portugal, são vulneráveis a diversas pragas e doenças, nomeadamente a ferrugem, a podridão da raiz, a podridão agárica, a Botrytis, e outras doenças causadas por fungos. Roedores e aves como o melro e o gaio podem prejudicar a colheita, mas  a principal praga são diversas espécies de moscas-da-fruta.

Fotos: Thinkstock, Pixabay

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar