Plantas Ornamentais

Metrosidero excelsa: uma sebe resistente e compacta

Metrosidero em forma de árvore na época de floração.

O Metrosidero é uma árvore de folha persistente, que pode atingir em solos férteis e profundos até 20 m de altura e outro tanto de largura. Por aceitar muito bem a poda, é uma planta que se consegue manter com porte arbustivo. É uma planta cada vez mais utilizada para formar sebes densas em ambientes mais adversos. Dá uma flor vermelha entre maio e julho, muito atrativa para as abelhas pela quantidade de néctar que contém.

As folhas são verdes brilhantes no topo e cinzentas claras com uma penugem na base.

Espécie: Metrosidero excelsa Sol. ex Gaertn.

Também pode ser chamado simplesmente por metrosidero, árvore do fogo ou ainda pinheiro de Natal da Nova Zelândia, já que no hemisfério Sul o metrosidero enche-se de flor vermelha em dezembro e janeiro.

Família: Myrtaceae

Sebe com cerca de 2 m de altura plantada em frente ao mar.

Origem: Os metrosideros são originários da Nova Zelândia, sendo uma das plantas mais populares nesse país, abundando por toda a sua costa. Também é conhecida por “Pohutukawa” que em linguagem indígena Maori significa “Salpicada pela maresia”.

Utilização

A sebe de metrosidero cumpre eficazmente diversos tipos de funções por ser muito resistente e versátil. Pode ser meramente decorativa pela coloração prateada da sua folhagem ou pela floração vermelha. Pode ser muito útil para aumento da privacidade num jardim porque forma sebes altas e compactas ou pode ser um bom corta-vento na primeira linha do mar por ser muito resistente à salinidade e ao vento.

Além de formarem sebes muito bonitas, os metrosideros resultam muito bem em forma de árvore de sombra. São também uma ótima opção para um terraço ou varanda.

Sebe de Metrosidero com cerca de 1,5 m altura

Plantação

Quando pensamos que um terreno é muito difícil e que nenhuma planta se irá adaptar, pode experimentar um metrosidero. Em princípio tolera bem todo o tipo de solos, inclusive os mais argilosos, pedregosos ou salinos, locais ventosos e muito quentes. No primeiro ano de adaptação requer regas regulares e pode sofrer com as geadas. Ao fim do primeiro ano, as regas já poderão ser mais espaçadas.

O compasso de plantação para formação de uma sebe pode variar entre os 50 cm e 1,5 m entre plantas, dependendo da dimensão da planta que temos e a urgência na formação de uma sebe mais densa. Nos centros de jardinagem consegue comprar plantas de vários tamanhos diferentes, desde vaso de 3 L com 60/80 cm de altura a cerca de 9 até Vasos de 15 L com 1/1,5 m de altura a 35.

Vantagens
  • Muito resistente ao vento
  • Tolera solos pobres
  • Pode ser plantada junto ao mar
  • A floração e a folhagem são muito decorativas
Desvantagens
  • Pouco tolerante à sombra
  • Crescimento lento

Metrosidero em flor

Poda

Como o crescimento dos metrosideros é relativamente lento, consegue-se manter uma sebe formal apenas com um a dois cortes por ano. Se for necessário, também aceitam podas severas dado que regeneram-se muito facilmente. De realçar que os metrosideros conduzidos em forma de sebe e podados regularmente tendem a dar muito pouca flor.

Doenças

Deve estar atento, principalmente no verão, ao ataque de cochonilhas e tratar com óleo de verão e inseticidas à base de cloropirifos.

Fotos: Tiago Veloso

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar