Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 30 de agosto a 5 de setembro

Entramos em setembro um mês dedicado a colheitas de verão tardias, limpezas, fertilizações e preparação da próxima estação.

As temperaturas durante o dia ainda estão altas mas os dias são muito mais pequenos e arrefece mais durante a noite.

Nos dias 30 e 31 pode plantar e semear raízes

Cebola

Em Portugal a maior parte das receitas tem a cebola como ingrediente, por isso são indispensáveis na horta, o seu cultivo é simples.

A cebola é originária do centro da Ásia e do Médio Oriente, é cultivada há mais de 5.000 anos, o seu nome cientifico é Allium cepa. Há uma grande variedade de cebolas, brancas, amarelas ou roxas, estas última são mais adocicadas. 

Condições de cultivo

Para se desenvolverem em boas condições as cebolas gostam de um solo com o pH entre 6-6,8, rico em matéria orgânica, deve sempre fertilizar com adubo orgânico quando da plantação, para garantir que as cebolas têm os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

A colheita deve ser feita 5 meses a seguir à sementeira.

Como semear

Pode semear cebolas em tabuleiros, estufa ou até em local definitivo.

Se semear em tabuleiros, deve fazer o transplante para o exterior (quando tiverem mais ou menos 10 cm de altura), plante-as a 50 cm umas das outras. Pode optar por comprar pré-plântulas (compram-se em mercados, viveiros, etc em cuvetes e são muito baratas).

Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Os dias 22 e 23 são os mais favoráveis para semear e plantar flores

Cravinas

Cravinas

Pode fazer já as suas sementeiras de cravinas, plantas muito resistentes, perenes, aromáticas e que ainda têm a grande mais valia de as suas flores serem comestíveis, ficam lindas nas suas saladas ou entradas e dão um toque diferente aos seus pratos.

Condições de cultivo

Zonas com sol direto, jardim, horta, varandas e terraços, vasos e floreiras. Qualquer tipo de solo desde que bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. 

Como semear

Pode semear em tabuleiros ou cuvetes e transplantar para vaso quando já tiverem 4 ou 5 folhas definitivas e 10 cm de altura.

Nos dias 3, 4 e 5 e 31 pode plantar e semear folhas

Alface-de-cordeiro

14 a 20 de outubro
Canonigos

Nesta época pode começar a fazer já as suas sementeiras de alface-cordeira, alface-de-cordeiro ou canónigos.

Uma planta muito fácil de cultivar, muito saborosa e que pode até cultivar em vaso ou floreira.

Condições de cultivo

Não tem grandes exigências em termos de solo, prefere os mais frescos e com pouca arGreen On: Faça um terrário aberto com suculentasgila. Apenas não gosta de muito calor.

Deve semear em linha em local definitivo, ou semear a lanço aproveitando o espaço disponível entre outras culturas, como por exemplo o alho-francês e as couves que são mais altas.

Como semear

Semeie com linhas distanciadas de 20-25 cm entre si. Pode colocar palha por cima para conservar a humidade, esta é um mulch muito eficaz pois protege o solo das diferenças de temperatura (do calor e frio excessivos), das chuvas fortes (amortecendo a queda das gotas).

Pode fazer a sementeira de canónigos em setembro e outubro.

Propriedades medicinais e benefícios dos canónigos

Muito ricos em vitamina C e ácido fólico, são revitalizante do organismo em geral, combatem também a fadiga. Diurética, laxante e refrescante.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar