Os muitos turistas que diariamente visitam o Jardim Municipal no centro da cidade do Funchal têm oportunidade de apreciar cerca de sete dezenas de espécies de árvores, maioritariamente exóticas e originárias de regiões tropicais e subtropicais.
Uma dessas espécies, conhecida popularmente por árvore-das-salsichas, representada por quatro espécimes, constitui uma das atrações deste jardim público, aberto, em 1885, na área onde desde o século XVI esteve instalado o convento de São Francisco.
A árvore-das-salsichas é indígena da África Tropical e pertence à família das Bignoniaceae. Kigelia africana é o seu nome científico, o que consta nos registos botânicos.
Segundo uma superstição no Botswana, os frutos pendurados dentro de casa exercem uma ação protetora em relação às tempestades.
No Jardim Municipal do Funchal, os frutos pendurados nos ramos das árvores atraem os turistas, que não se cansam de fotografá-los.
Dimensão
Na natureza, estas árvores semicaducifólias chegam a atingir 15 metros de altura. Nos jardins do litoral sul da Madeira, não ultrapassam os seis metros.
As flores
As flores, distribuídas em longos cachos pendentes, aparecem de maio a outubro e estão especialmente adaptadas aos seus polinizadores.
Para atraí-los, abrem à noite e exalam um odor bastante agradável para os morcegos, mas muito desagradável para os humanos. Após a distribuição do pólen, caem durante a manhã.
Os frutos
As flores polinizadas dão origem a frutos que lembram enormes salsichas. A casca é lisa e a polpa lenhosa e fibrosa possui sementes grandes. Na África Tropical, chegam a pesar 4 kg.
No Jardim Municipal do Funchal, são frequentes os frutos com 2 kg. Estas salsichas são venenosas, especialmente enquanto estão verdes, mas as populações africanas usam a sua polpa para produzir remédios para o tratamento da sífilis, do reumatismo e contra as mordeduras de cobras.
Os frutos maduros são cozidos e adicionados à cerveja produzida pelos nativos para ajudar a fermentação.
B.I.
Nome científico: Kigelia africana
Nome vulgar: Árvore-das-salsichas
Porte: Árvore
Família: Bignoniaceae
Origem: África Tropical
Morada: Jardim Municipal do Funchal
Foto: Raimundo Quintal
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.