Passo a Passo

Quadros em relevo

Uma atividade que possibilita a partilha de momentos e conhecimento entre gerações.

Julho é o mês do qual mais tenho memórias de infância, passado no Alto Alentejo, em casa dos meus avós maternos. As férias dos pais nunca coincidem na totalidade com as férias letivas e os mais novos passam os meses de verão muitas vezes divididos entre programas de ATL e as casas dos avós.

O estudo A Prestação de Cuidados pelos Avós na Europa, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian, confirma que os países do Sul da Europa, incluindo Portugal, são os que apresentam uma maior percentagem de avós a tomar conta dos netos.

Como forma de promover esta convivência familiar e presentear os avós por todo o seu amor e carinho, sugiro uma atividade simples com materiais do quotidiano que possibilita a partilha de momentos e conhecimentos de ambas as gerações.

Um quadro em relevo para celebrar a enorme relevância dos avós nas nossas vidas! Se há um Dia dos Avós, este será certamente o mês mais indicado. Agora só nos resta criar lindas memórias de infância: Feliz Dia a todos os avós e netos!

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • CAIXA SIMPLES DE CARTÃO OU PAPELÃO
  • COLA BRANCA
  • RETALHOS DE PAPEL PARA FORRAR (OPCIONAL)
  • TESOURA
  • TINTAS E PINCÉIS (OPCIONAL)
  • FURADOR
  • FITA, CORDÃO OU CORDA
  • MATERIAIS PARA A DECORAÇÃO APANHADOS DA NATUREZA

Como fazer

  1. Pintar as laterais da caixa ou forrá-la com papel à vossa escolha (opcional).
  2. Fazer dois furos num lado de cima da caixa com o auxílio do furador.
  3. Pintar o fundo da caixa com a cor desejada, desenhar ou pintar as laterais interiores da caixa (opcional).
  4. Para inserir os elementos decorativos, embeber um pincel em cola branca e colar os diversos materiais: areia, pedrinhas, folhas, flores secas, cascas de caracóis, pauzinhos, pau de canela, musgo, ramos, etc., decorando de forma harmoniosa.
  5. Enfiar a fita nos buracos e atar nas pontas, criando assim uma pega que permite pendurar o quadro.

Destinos do papel/papelão/cartão

Muito se tem falado sobre a atual situação desastrosa do plástico e muitas são as vezes em que o plástico está a ser substituído por papel. Porém, não nos podemos esquecer qual a principal origem deste: as árvores!

Como forma de tornar o nosso planeta sustentável, devemos sempre considerar o papel como matéria reciclada.

O papel deve seguir o caminho do contentar azul ou, para quem tem a possibilidade, ser acrescentado ao contentor da compostagem. De relembrar os tipos de papel que podem ser compostáveis: rolos de
papel higiénico e de papel de cozinha, o próprio papel de cozinha, filtros de café, cartão (exceto modelos plastificados), forminhas de cupcakes, caixas
de pizza (rasgadas em pequenos pedaços), guardanapos, pratos e copos de papel, embalagens de papelão (rasgadas em pequenos pedaços), caixas de ovos (apenas de papelão) e lenços de papel.

Todos os outros seguem o destino do contentor da cor do nosso planeta!

DICA

O quadro em relevo pode ser temático e desenvolvido em vários tamanhos! Que tal aproveitar a areia da praia, conchas e búzios?

Ou até mesmo reaproveitar aqueles bonequinhos mais pequenos esquecidos no fundo do baú dos brinquedos? Dariam quadros muito especiais!

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar