Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 1 a 7 de março

Março começa e está na hora de dar um avanço às sementeiras da sua horta para que nada lhe falte na primavera e no verão.

Também começa a ser altura de dar cor ao seu jardim e mesmo à sua varanda ou terraço, aposte em flores bem coloridas para chamar a primavera!

Nos dias 1, 2 e 3 deve plantar ou semear as suas raízes

Funcho

Embora não seja muito utilizado em Portugal, o funcho é delicioso e pode ser  consumido fresco ou assado no forno, dá um sabor ligeiramente anisado aos seus pratos. É uma planta fácil de cultivar e que em termos ornamentais é bonita, graças à sua rama e flores.

Como cultivar

Gosta de zonas com muito sol, necessita de horas de sol direto, temperaturas altas e tolera uma geada leve.

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica, não é exigente em termos de pH embora não tolere solos demasiado ácidos. Gosta do solo húmido sem estar encharcado.

Como semear ou plantar

Faça fazer a sementeira em local definitivo, no jardim, horta, pois são plantas que não aguentam bem o transplante.

Ao escolher o local , tenha em conta que a planta é perene e pode sobreviver por vários anos neste local, podendo atingir até dois metros de altura.

A plantação em vasos só é possível e estes tiverem pelo menos 30 cm de profundidade, pois o funcho tem um sistema radicular que atinge uma grande profundidade, mas ainda assim é possível cultivá-lo em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de profundidade.

Tenha o cuidado de remover as infestantes especialmente nos primeiros meses de cultivo.

Para o funcho-de-florença ou a erva-doce-de-cabeça, pode amontoar terra junto das plantas duas ou três semanas antes da colheita, sem cobrir a gema apical de onde surge as novas folhas, para que a base das folhas fique mais branca e com sabor mais suave.

Colheita

A época da colheita das folhas de funcho pode começar quando a planta está bem desenvolvida, o que varia com a cultivar plantada e as condições de cultivo.

Se o objetivo é colher as sementes, o ideal é que as folhas não sejam retiradas até a colheita das sementes. Assim, se quer folhas e sementes, o ideal é que sejam cultivadas plantas para colher as folhas e outras plantas para colher as sementes.

O caule e as folhas são excelentes para temperar peixe, carne e saladas. As sementes são usadas para infusões, bolos, pães e indispensáveis para cozer castanhas.

Propriedades medicinais do funcho

Ajuda na digestão, combate constipações, dores de garganta e laringites, alivia as dores menstruais e de estômago.

Nos dias 4 e 5 pode e deve plantar ou semear as suas flores

Rudbéquia

A primavera começa a aproximar-se a passos largos e começamos a querer ter cada vez mais cor no jardim, na varanda e no terraço.

Há flores que só por si fazem a festa no jardim, as rudbéquias são dessas flores, com as suas pétalas amarelas dão o toque de cor que precisamos, em canteiros, bordaduras, vasos e floreiras.

Como cultivar

Podemos fazer agora a sementeira ou comprar as plantas e plantá-las diretamente no terreno. Crescem até 40-50 cm de altura pelo que convém dar-lhes algum espaço, deixe pelo menos 30 cm entre plantas.

Estão em flor do final da primavera até ao outono. Preferem sol direto, solos leves e bem drenados com pH neutro ou moderadamente alcalino.

Devem ser fertilizadas aquando da plantação e, anualmente, na primavera e/ou verão. Resistente à secura, só é preciso regar nos períodos de maior calor.

Nos dias 6 e 7 deve plantar ou semear as suas folhas

Brócolos

Pode semear os seus brócolos pertencem à família das couves, mas as suas folhas superiores estão encaixadas formando uma cabeça.

São uma hortícola de inverno indispensável em qualquer horta e que também se cultiva facilmente em vaso ou floreira.

Como cultivar

São plantas tolerantes ao frio e mesmo à geada. Preferem solos ricos em matéria orgânica e com boa capacidade de armazenamento de água.

Pode semear em tabuleiros e transplantar para o terreno quando as plantas têm 4 ou 5 folhas definitivas. Para poupar tempo pode comprar as plantas em cuvetes e plantá-las em linhas  com um afastamento de 40-50 cm entre linhas , e de 30-40 entre plantas.

A colheita é feita quando a cabeça está compacta, verde escura e tem cerca de 25 cm de largura.

Propriedades medicinais e benefícios dos brócolos

Uma planta reconhecida por ajudar na prevenção de vários tipos de cancro. Rica em cálcio, vitamina A e C, potássio e ferro.

Estudos revelam que esta hortícola é muito rica em sulfuranos, que protegem os vasos sanguíneos dos efeitos do açúcar.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar