Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 22 a 28 de março

Mais uma semana em que temos de ficar em casa, agora que a primavera já começou vamos aproveitar para fazer tarefas de sementeira e plantação de hortícolas, aromáticas e ornamentais que nos encham o jardim, varanda ou terraço de cores, aromas e sabores.

Nestes dias em que estamos resguardados em casa, a jardinagem pode ser uma ótima atividade, tire uma hora por dia para tratar das suas plantas, fazer sementeiras e outras receitas para cuidar das suas plantas.

Veja os nossos vídeos no Youtube, FB e Instagram.

Dias 22 e 23 são ideais para semear as suas flores

Ervilhas de cheiro

tenda

As ervilhas-de-cheiro são maravilhosas e muito fáceis de semear e de cuidar. O seu perfume é doce e inconfundível.

É uma trepadeira anual que deve ser conduzida ao longo de uma parede ou podem ser feitas estruturas em canas e cobertas com esta planta, as chamadas tendas ou casinhas de ervilhas de cheiro.

Condições de cultivo

Dá-se bem em qualquer tipo de solo e prefere zonas com muitas horas de sol direto. Deve ser semeada no local definitivo pois não aguenta bem o transplante.

Semeie no jardim, na horta ou na varanda ou terraço.

Nos dias 24, 25, 26 e 27 deve semear ou plantar folhas

Alface

Agora que estamos mais por casa, porque não semear no jardim ou mesmo na varanda ou terraço, as suas alfaces. São muito fáceis de cultivar, deliciosas e usadas para muitas saladas, sopas e sanduiches. 

Uma planta utilizada em todo o mundo na alimentação desde o séc. 5 a.C. 

Há muitas variedades de alface, algumas podem ser cultivadas todo o ano, como a maravilha-quatro-estações, pois são resistentes ao frio e ao calor.

Outras são sazonais, tenha isso em atenção na hora de comprar as suas sementes, a alface-francesa é muito apreciada e tem muitas variedades disponíveis.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com sol, pH entre 6,7-7,4. Podem ser semeadas em local definitivo ou em tabuleiros e transplantadas quando têm cerca de 8-10 cm.

Deve plantá-las a 20-30 cm de distância entre plantas, na altura da plantação adicione composto ou húmus de minhoca.

Como é uma planta de ciclo rápido (germina e 5 ou 6 dias e está pronta a ser consumida em dois ou três meses) pode combiná-la com plantas como o tomateiro ou a beringela, que são maiores e crescem mais lentamente.

Para ter sempre alfaces, faça um escalonamento de sementeira, deixando pelo menos duas a três semanas de intervalo.

Não aguentam a secura, pelo que devem ser regadas regularmente. Pode fazer a colheita cortando a planta toda pela base ou ir retirando folha a folha consoante as suas necessidades.

Propriedades medicinais e benefícios da alface

Muito rica em nutrientes e baixa em calorias, constitui uma fonte importante de sais minerais como o cálcio, fósforo, ferro e potássio, bem como o magnésio e o selénio, sendo este último um poderoso antioxidante que atrasa o processo de envelhecimento.

Também é rica em vitamina K, um elemento essencial na coagulação do sangue.

No dia 28 deve semear ou plantar os seus frutos

Tomate

O tomate é um dos frutos mais utilizados na culinária mediterrânica é o tomate! Versátil, delicioso, saudável e muito fácil de cultivar.

O tomate pode ser consumido de 1001 maneiras, cru ou cozinhado, em sopas ou em sumos e até em sobremesas.

Semeie em caixas, para posteriormente (abril ou maio) transplantar para o exterior.

Há muitas  variedades de tomate, se não tem muito espaço, ou se vai cultivar em vaso ou floreira, opte pelas variedades de tomate-cereja, assim terá uma quantidade de tomate suficiente para consumir.

Se tem um jardim ou uma horta experimente variedades deliciosas como por exemplo o coração-de-boi.

Pode já começar a fazer as suas sementeiras de tomate. Deve fazer em tabuleiros ou em pequenas 

Propriedades e benefícios do tomate

Para além disso tem uma série de propriedades medicinais, é uma excelente fonte de antioxidantes pois é rico em vitaminas C e A bem como em betacaroteno e licopeno.

Este último é considerado a estrela dos antioxidantes e contribui para a redução do risco de doença cardíaca, reduz o nível de colesterol e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

Nos dias 25 e 26 pode semear ou plantar raízes

Nabo

nabo

O nabo é uma hortícola indispensável na sua horta, e é facilmente cultivado em vaso ou floreira. Não exige grandes cuidados de manutenção.

Pode consumir a raiz (cabeça do nabo) ou as folhas (nabiças). 

Como cultivar

Prefere solos soltos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deixe uma distancia entre linhas de 10-25 cm. Regue diariamente quando não chove.

Os dias 22 a 27 são os ideais para combater as suas pragas e as infestantes

As temperaturas subiram e há humidade, as pragas começam a atacar! Pulgão, cochonilha, aranhiço, etc.

Pode fazer receitas caseiras para as combater.

Uma mistura de 1 l de água, 1 colher de sopa de detergente da loiça ou da roupa e uma colher de sopa de álcool. Misture e pulverize de três em três dias até desaparecerem estas pragas.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar