Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 14 a 20 de julho

Finalmente o calor chegou! É muito importante que regue as suas hortícolas e as sementeiras acabadas de fazer, uma vez que estas são muito sensíveis e necessitam de humidade permanente para germinarem.

Dia 14 plantar e semear folhas

Rúcula

A rúcula é uma planta indispensável  para as saladas de verão, deliciosa, com um sabor picante, muito fácil de cultivar na horta, no jardim e até em floreira ou vaso. As  folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou refogadas, muito utilizada em inúmeros pratos culinários.

Condições de cultivo

Gosta de temperaturas amenas (16-22ºC), sol direto e luz. Prefere solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com pH 6-7. Necessita de regas regulares.  Deve fazer a sementeira em local definitivo, a uma profundidade não superior a 0,5 cm.

As sementes habitualmente germinam em 4 a 8 dias e estão prontas para ser consumidas em 20-60 dias. Pode optar por arrancar toda a planta ou apenas por retirar as que têm as folhas maiores. Se tiver uma horta urbana pequena, aproveite o espaço livre para semear rúcula.

Tem um ciclo de crescimento mais rápido e enquanto os tomateiros, pimentos, etc vão crescendo, ela germina, cresce e é consumida.

Propriedades medicinais e benefícios da rúcula

É uma excelente fonte de vitaminas A, C e K,  muito importante para a saúde dos olhos e também pela sua riqueza em carotenoides que desaceleram o processo degenerativo da  pele. Fortalece o sistema imunitário e atua na renovação das células do nosso corpo. Melhora as funções cerebrais.

 Experimente esta receita com rúcula 

 

Nos dias 15 e 16  plantar e semear frutos

Alcaparras

Alcaparras

Há plantas que são originárias da região mediterrânica mas muitas vezes nem nos lembramos que as podemos cultivar com facilidade na horta, no jardim ou mesmo em vaso na varanda e no terraço.

As alcaparras, muito utilizadas em países como a Grécia e a Itália, também se dão muito bem em Portugal. Experimente cultivar este fruto tão mediterrânico e delicioso como a azeitona.

Condições de cultivo

Gosta de zonas quentes e secas, pode ser cultivado em vaso, cresce até 1 m de altura. A sua flor é muito ornamental, fica muito bem como arbusto de jardim. Não necessita de muita rega, apenas quando está muito calor. Não é exigente em termos de solo, desde que este seja muito bem drenado, pois não aguenta excesso de água.

Propriedades das alcaparras

  • Ricas em vitamina A e K, melhoram a visão;
  • Previnem alguns tipos de cancro;
  • São benéficas para a saúde cardiovascular;
  • Aliviam a dor reumática.

Leia também: Jardins sem rega e resistentes à rega

No dia 17, 18 e 19 plantar e semear raízes

Funcho

O funcho é muito usado na gastronomia francesa, tanto cru como cozinhado. Tem um sabor especial, intenso e único, normalmente ou se adora ou se odeia. Tem muitas propriedades medicinais, é uma planta ornamental e fácil de cultivar.

Uma planta muito versátil da qual se podem consumir as folhas, as sementes e a raiz.

Condições de cultivo

Pouco exigente em tipo de solo, gosta de zonas com sol e calor. Regas regulares apenas quando está calor. Pode comer a raiz, as folhas e as sementes.

Propriedades medicinais do funcho

São várias as propriedades medicinais do funcho:

  • Antiespasmódico;
  • Antirreumático;
  • Antibiótico;
  • Expetorante;
  • Relaxante muscular entre outras.

No dia 20 plantar e semear flores e arbustos

Sedum

Este é um género de plantas suculentas originário da Europa e que é muito utilizado em vasos, floreiras, canteiros, cestos suspensos, jardins rochosos.

Mas também é das plantas favoritas para utilizar em coberturas verdes, pela resistência, grau de cobertura do solo e facilidade de manutenção. Ideal para quem quer jardins de baixa manutenção sempre floridos.

Há muitas variedades diferentes, com formas, cores e texturas variadas que se podem combinar entre si.

Condições de cultivo

  1. Precisam de muitas horas de sol direto por dia;
  2. Precisam de substratos ou solos bem drenados e ricos em matéria orgânica;
  3. Necessitam de uma rega semanal nos períodos de maior calor;
  4. Devem ser fertilizados mensalmente na primavera e no verão.

Fotografias: ShutterStock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar