Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 23 a 29 de agosto

O verão aproxima-se do fim mas os dias ainda estão quentes e secos, pelo que as regas não devem ser esquecidas. Pode começar já a fazer podas de limpeza nas suas plantas perenes e a programar a sua horta de outono e inverno.

No dia 23 pode plantar e semear raizes

Cenoura

As cenouras  são dos legumes mais fáceis de cultivar, quer seja na horta quer em vaso ou floreira, são deliciosas e versáteis e também muito saudáveis e fáceis de consumir, em cru, cozidas, assadas, salteadas, etc.

A sua ramagem para alem de ser comestível é também muito decorativa.

Condições de cultivo

Gostam de zonas frescas, preferem a meia sombra e solos arenosos, leves e com alguma profundidade, é importante tirar as pedras do solo para que elas cresçam direitas e sem obstáculos. 

Como semear 

Deve fazer a sementeira em local definitivo pois não se conseguem transplantar facilmente. Semeie em sulcos deixando 40 cm de afastamento entre linhas.

Em vaso escolha uma floreira retangular com pelo menos 40 cm de profundidade para que as cenouras se consigam desenvolver em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

A cenoura é muito rica em vitamina A, C e E bem como em cálcio, potássio e sódio. É um legume anticancerígeno, depurativo, calmante, laxante e regenerador hepático.

O consumo da cenoura crua ou cozinhada está aconselhado para o combate e alivio de infeções pulmonares, esgotamento, obstipação intestinal, problemas de pele, problemas de visão, nervosismo, etc.

Nos dias 24 e 25 pode plantar e semear flores

Begonia rex

As begónias são intemporais e  uma das plantas mais usadas em jardins, varandas, terraços e também como planta de interior.

Há muitas variedades de begónias e hoje vou as Begonia Rex, cultivadas pelas sua maravilhosas folhagem.

Uma das begónias mais bonitas e mais impressionantes pela sua variedade de folhagem, quer a nível de cor, quer a nível de textura.

As folhas são largas, podem ser lisas ou peludas, têm cores tão variadas como: vários tons de encarnado, bordeaux, cinzento, verdes e até prateado.

Apesar desta planta florir a sua floração é muito insignificante comparando com a beleza da sua folhagem. 

Condições de cultivo

Em Portugal não aguentam o frio e são cultivadas como plantas de interior. Precisam de estar numa zona com muitas horas de luz por dia mas sem sol direto. Desenvolvem se idealmente com temperaturas entre os 18-19 ºC.

Como gostam de ambientes mais húmidos, pode optar-se por colocar um prato com pedras ou argila expandida, encher com água e colocar o vaso com a planta em cima.

São plantas que gostam de substratos e solos ricos em matéria orgânica, leves e bem drenados.

Manutenção

A rega é fundamental, não aguentam períodos longos de secura, mas não suportam encharcamento e apodrecem. Deve deixar-se secar o substrato entre regas.

Para evitar o aparecimento de fungos e outras doenças, devem retirar-se as folhas que estão em contacto direto com o solo, pois é aqui que normalmente aparecem os fungos.

Devem ser fertilizadas mensalmente na primavera e verão.

Nos dias 26 e 27 pode plantar e semear folhas

Acelgas

Acelgas

Esta é uma planta muito rústica, que tradicionalmente era muito cultivada nas hortas um pouco por todo o pais. Tem um ciclo de vida bianual e que facilmente se adapta a qualquer tipo de solo

Condições de cultivo

Não precisa de zonas com muito sol direto, tolera temperaturas baixas, mas não negativas. 

Como semear

Pode semear em tabuleiros ou diretamente no solo, deixe um espaçamento de 35 cm entre plantas. Necessita de regas regulares, gosta do substrato sempre húmido.

Propriedades medicinais e benefícios das acelgas

É um vegetal delicioso e muito rico em fibras e em antioxidantes, contribui para a saúde do coração. É também muito rico em vitamina K e cálcio o que  fortalece os ossos.

Facilita ainda a digestão e ajuda a regular o funcionamento dos intestinos.

Nos dias 28 e 29 pode plantar e semear frutos

Soja

A soja é um alimento muito versátil e que cada vez mais faz parte de um regime de alimentação saudável. É fácil de cultivar na horta ou no jardim.

Condições de cultivo

Prefere solos ligeiramente argilosos mas não compactados e com uma boa drenagem. Necessita de pelo menos seis a oito horas de sol direto por dia.

Como semear

Devem enterrar-se as sementes a 1 ou 2 cm de profundidade, se as enterrar mais estas podem ter dificuldade em chegar à superfície do solo.

Deve deixar 2-4 cm de distancia entre plantas e 18 a 25 cm entre linhas.

Manutenção

Necessita regas regulares e devem ser feitas mondas para que as infestantes não entrem em competição com as plantas, impedindo-a de terem um bom crescimento.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar