Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 16 a 22 de dezembro

O Natal aproxima-se mas nem por isso deve deixar de fazer as suas tarefas de jardinagem. Aproveite para plantar algumas plantas que lhe podem ser muito úteis e contribuir para uma alimentação e estilo de vida mais saudável. Experimente plantar gengibre, curcuma e stevia. Começa também a época das podas e também de reenvasar as suas orquídeas se for caso disso.

Stevia

Os dias 16, 17 e 18 são os ideais para plantar e semear folhas

Cultiva-se muito facilmente em casa, na varanda ou no terraço, é uma planta arbustiva que pode atingir 40-120 cm de altura. Gosta de solos húmidos, bem drenados e com muita matéria orgânica, necessita de um pH 5-7.

Utilização

Pode usar as folhas diretamente para adoçar, adoçam mais 20 a 150 vezes do que o açúcar. Pode secar no forno a 70 graus e triturar e usar.

Propriedades

Para além da capacidade adoçante a stevia tem uma série de propriedades medicinais, é excelente para diabéticos pois dificulta a ingestão de açúcar durante o processo de digestão, também é indicado para quem quer perder peso.

A infusão das suas folhas (frescas ou secas) ajuda a baixar a tensão arterial, facilita a digestão, sacia e diminui a necessidade de tabaco, álcool e hidratos de carbono. É também um tónico desintoxicante para o organismo. É também ligeiramente calmante e diurética.

No dia 19 deve plantar ou semear frutos

Nesta época do ano pode aproveitar para plantar grande pare das suas árvores de fruto, os limoeiros são umas delas. Consegue ter um pequeno limoeiro plantado na varanda ou no terraço, nunca vai ter as produções que teria um limoeiro no pomar ou jardim, mas já ajuda a ter limões sempre à mão.

Aproveite para ver: Vídeo: Como plantar e fertilizar citrinos

Utilização

Muito versátil para todo o tipo de sumos, temperos, molhos, sobremesas, etc. Também muito útil para limpar e desinfetar.

Propriedades do limão

Um poderoso antioxidante, graças à sua riqueza em vitamina C, é também um  desintoxicante do organismo. Combate constipações, gripes e dores de garganta. Indispensável na infusão de gengibre, mel e limão.

Curcuma

Os dias 20, 21 e 22 são os mais aconselhados para plantar raízes e rizomas

Pode aproveitar estes dias para plantar dois rizomas essenciais para aromatizar uma série de pratos mais ou menos exóticos.

A curcuma é uma planta rizomatoza de climas tropicais mas que é relativamente fácil de cultivar em casa. À semelhança do que se faz com o gengibre, faz-se com o rizoma da curcuma. Deixa-se a germinar num local húmido e depois planta-se deixando os rebentos para cima e não enterrando completamente. Faz-se a colheita quando as folhas secam. Deve guardar uma parte para plantar.

Nas zonas mais frias do país deve conservá-la dentro de casa. Tem uma floração muito bonita.

Utilização

Um rizoma que se utiliza para aromatizar e dar cor amarela aos bolos, bolachas, carnes, legumes, etc.

Propriedades

Tem uma forte ação anti-inflamatória, prevenção das doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Gengibre

Gengibre

Pode plantar o gengibre em casa em vaso, muito fácil de cultivar. Convém deixar cerca de 15 dias num local fresco e húmido, para que germine e forme raízes e folhas. Depois desse período pode dividi-lo e plantar em vários vasos, com uma mistura de substrato e húmus de minhoca pois necessita de substrato rico em matéria orgânica. Em principio irá germinar e crescer com facilidade e pode fazer a colheita quando as folhas estiverem amarelas, pois é um tubérculo. Pode optar por deixar uma parte plantada e cortar só metade.

Utilização

Pode ser usado em bebidas, temperos de carne, marisco, vegetais, sobremesas, etc.

Propriedades

Anti-inflamatório, antioxidante e anti tumoral entre muitas outras. Recomenda-se para a rouquidão, constipações, enjoos, etc. Pode tomar-se em gotas, chás, rebuçados.

Receita:

A infusão de gengibre, limão e mel é muito eficaz. Deve deixar ferver durante 5 ou 10 minutos o gengibre e a casca de limão. Coa-se e acrescenta-se o mel a gosto.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de dezembro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar