Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 19 a 25 de janeiro

Esta vai ser uma semana sem chuva na maior parte do pais, por isso pode e deve aproveitar para fazer os trabalhos de preparação do terreno e algumas plantações e sementeiras em local definitivo.

Esta é uma semana especialmente favorável para combater as infestantes e as pragas que aparecem nesta época do ano.

O dia 19 é o melhor para semear e plantar flores

Clívia

No inverno o seu jardim também pode estar florido e com cor, para garantir essas florações há plantas que pode e deve ter no seu jardim, ou mesmo na varanda ou terraço.

A clívia, é uma delas, uma herbácea perene, com uma folhas muito bonitas e lustrosas que são muito decorativas.

Condições de cultivo

A flor cor-de-laranja aparece no inverno e dura muito tempo, tem ainda a vantagem de ser uma planta que gosta de sombra ou meia sombra, pode ser um excelente elemento de cor para as zonas mais sombrias do jardim.

Gosta de solos profundos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Convém fertilizar no outono e no verão.

Os dias 20 e 21 são os melhores para semear e plantar folhas

Alface

Alfaces

A alface é muitas vezes a rainha da horta urbana, pois é das plantas mais fáceis de cultivar e que se consegue cultivar ao longo de quase todo o ano, mesmo em locais com pouco e espaço e até pouca altura de substrato.

São muitas as variedades de alface: francesa, romana, frisada, roxa, americana, etc. Pode escolher a(s) variedade(s) de que mais gostar e comece já a semear.

Como e onde cultivar?

Quando semear tenha atenção e escolha as variedades de primavera e verão. Prefere solos ricos em matéria orgânica, sem excesso de humidade e com pH 6,5-7.

Pode fazer a sementeira em tabuleiros, mas deve fazer  um escalonamento com desfasamento de 15 dias entre sementeiras para ter alfaces durante um período mais longo.

Transplante-as para local definitivo quando estas tiverem 5 a 6 folhas definitivas. Plante-as com uma distância de 35-40 cm entre plantas e entre linhas. Necessitam de regas regulares sem nunca encharcar.

Propriedades medicinais e benefícios da alface

Auxilia na perda de peso pois é rica em nutrientes e pobre em calorias.  Muita rica em fibras o que auxilia a digestão, fortalece os ossos pois é rica em vitamina K e é um poderoso antioxidante que ilumina a pele pois é rica em vitamina C.

É um bom indutor do sono pois tem um composto chamado letucarium que promove o relaxamento cerebral.

Os dias 22 a 24 são os ideais para semear ou plantar frutos

Fava

Favas

As favas como leguminosas que são devem fazer parte da nossa alimentação.

Esta é uma excelente semana para as semear, garantindo que as tem cedo, são muito fáceis de cultivar e produzem em bastante quantidade, durante um longo período de tempo.

Condições de cultivo

Necessita um solo com pH entre 7,3-8. Prefere solos pouco fertilizados e tolera alguma salinidade.

É muito resistente ao frio e não tolera o calor. Semeie diretamente no terreno, fazendo assim linhas afastadas 30-40 cm umas das outras e semeie duas ou três favas em cada cova, deixe um espaçamento de 20 cm entre plantas.

Necessita regas regulares, principalmente no período da floração.

Propriedades e benefícios das favas

São muitos os benefícios do seu consumo para a saúde. Ricas em proteínas, fibras e vitamina C que é um poderoso antioxidante.

São também uma excelente fonte de ácido fólico e manganês, o que é excelente para o coração, sistema imunitário e síntese de glóbulos vermelhos.

Combate a depressão, pois são  ricas em dopamina, uma aminoácido que melhora o humor.

O dia 25 é o ideal para semear e plantar as suas raízes

Nabo

Nabos

Nesta semana pode já fazer as suas sementeiras de nabo. Este é uma hortícola indispensável na sua horta, e é facilmente cultivado em vaso ou floreira, nunca ficando das mesmas dimensões do que na horta em terreno livre.

Não exige grandes cuidados de manutenção. Pode consumir a raiz (cabeça do nabo) ou as folhas (nabiças). Há nabos roxos e brancos de vários tamanhos, formas e texturas.

Como cultivar?

Prefere solos soltos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Antes de semear diretamente no terreno, deve-o preparar de forma que este esteja fofo e nivelado.

Deve fazer uma fertilização que pode ser feita com estrume de galinha. A sementeira deve ser feita a lanço, tendo o cuidado de fazer uma cobertura homogénea do terreno.

Depois de lançar as sementes à terra deve ter o cuidado de colocar uma camada fina de terra por cima e regar. Esta é uma cultura que necessita de regas regulares, a terra deve estar sempre húmida sem nunca estar encharcada.

Os nabos e as nabiças estão prontos a ser colhidos 75-80 dias após a sementeira. Pode ir colhendo as folhas e os que forem deixados no terreno vão formando a chamada cabeça de nabo, que é uma raiz que deve ser colhida quando ainda é tenra para não ter um sabor desagradável.

Propriedades e benefícios do nabo

É uma hortícola constituída por 94,5% de água logo é pouco calórico, tem 14 kcal 100g. No entanto é muito rico em fibra, ajuda o controlo do açúcar no sangue e regula o transito intestinal. É uma excelente fonte de vitamina C e melhora a absorção de ferro.

De dia 20 a 25 combata pragas e doenças e remova infestantes

Esta é uma semana especialmente adequada para estas tarefas. Não descuide as suas plantas, observe-as bem e ao mínimo sinal de alteração ataque logo, pois quanto mais cedo se combaterem as pragas e doenças maior será o sucesso.

Monde as ervas daninhas para não deixar que estas entrem em competição com as suas culturas, principalmente as que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar