Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 22 a 28 de novembro

Uma semana em que as temperaturas vão baixar e em que vamos ter alguns dias de chuva. Aproveite estes dias em que todos vamos estar mais em casa e prepare já algumas das suas plantações e sementeiras desta e da próxima estação.

Os dias 22 e 23 são ótimos para plantar ou semear as suas flores

Roseira

As roseiras são uma peça fundamental de qualquer jardim, horta ou mesmo varanda ou terraço, desde que tenha as condições necessárias para elas se desenvolverem. Nesta época do ano as roseiras de raiz nua começam a aparecer no mercado.

São uma excelente opção pois são muito mais baratas, há uma grande variedade de rosas inglesas muito aromáticas de produtores como o David Austin.

Condições de cultivo

Pode plantar as suas roseiras no jardim na horta ou em vaso ou no jardim. Atenção que elas gostam de zonas com muito sol direto e abrigadas do vento. Deve fazer uma boa cova de plantação e adicionar adubo orgânico adequado às suas roseiras, incorporar bem para que não fique e3m contacto direto com as raízes.

Manutenção

Necessitam de ser fertilizadas quando da plantação, com um adubo específico para roseiras, e depois só precisam de ser fertilizadas na primavera quando estiverem a iniciar a sua floração.

Devem ser podadas no inverno, quando estão completamente caducas e aproveite para fazer estacas dos restos de poda, para multiplicar as suas roseiras poupando dinheiro.

Propriedades e benefícios das pétalas de rosas

As pétalas de rosas são benéficas para a pele. A água de rosas é especialmente recomendada para as peles secas e sensíveis. A infusão de pétalas de rosas alivia as dores de garganta e é uma fonte de vitaminas.

Os dias 24, 25 e 26 são os ideais para semear ou plantar as suas folhas

Agrião

Agrião

Nesta época mais fria do ano não há muitas sementeiras a fazer, o agrião é algo que pode semear já e que germina rapidamente, sendo uma planta que ainda vai consumir no inverno. O seu sabor picante é excelente para saladas, sanduiches, etc. 

Condições de cultivo

O agrião d’água, como seu nome indica, é uma planta semiaquática, e pode ser plantado em valas inundadas, terrenos encharcados, tanques, vasos e outros recipientes. A altura ideal da camada de água sobre o solo é de cerca de 2 a 5 cm, mas pode ser cultivado com maiores lâminas de água. Terrenos argilosos bem húmidos também podem ser utilizados para o cultivo.

O solo deve ser fértil e a planta cresce melhor quando o pH é neutro ou levemente alcalino. Gosta de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto e temperaturas amenas.

Como plantar

A plantação em vasos é muito fácil, colocando-se o vaso com terra em um recipiente mais largo contendo água fresca. 

Propriedades e benefícios do agrião

A sopa de agrião é deliciosa e muito saudável, até porque esta planta é muito rica em vitamina A, o que a torna um aliado da pele e dos olhos, fortalece o sistema imunitário e previne doenças cardíacas. Combate doenças respiratórias e tem propriedades expetorantes e descongestionantes.

Nos dias 27 e 28 de novembro plante as suas fruteiras

Abacateiro

Persea americana

O abacateiro é uma árvore tropical que desde há muito tempo é cultivada em Portugal com sucesso, um pouco pelos jardins e quintais principalmente no Sul do pais. É uma bonita árvore ornamental mas para frutificar necessita que estejam reunidas algumas condições.

Condições de cultivo

Necessita de solos profundos e bem drenados pois não aguenta solos encharcados. Pode crescer até 12 m de altura pelo que é uma árvore que necessita de algum espaço.

O abacateiro embora seja hermafrodita dificilmente é auto fértil, sendo necessária a existência de pelo menos dois abacateiros, no seu jardim ou horta ou na vizinhança, para que exista polinização cruzada. 

Manutenção e colheita

Necessita regas abundantes nos períodos de maior seca. Deve fazer-se a colheita dos frutos quando estão verdes, pois quando ficam maduros caem e estragam-se. Nas zonas com períodos longos de temperaturas abaixo dos 12 graus pode não conseguir frutificar.

Propriedades e benefícios do abacate

O abacate é um fruto muito saudável que cada vez é mais consumido por desportistas pois aumenta a massa muscular e o rendimento do treino pois é um alimento muito energético.

É um hidratante natural, quer seja aplicado externamente, quer seja ingerido. Rico em vitaminas e antioxidantes que reforçam o sistema imunitário. Melhora a circulação sanguínea, diminui o mau colesterol.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar