Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 8 a 14 de novembro

Uma semana de chuva e de frio em que não apetece muito ir para o jardim, nem para a horta. Pode aproveitar para planear as suas próximas plantações e faça sementeiras em casa, em tabuleiros e assim não atrasa as suas culturas.

No dias 8 pode semear ou plantar folhas

Acelgas

16 a 22 de julho
Acelgas.

As acelgas votaram a fazer parte da alimentação de muitas pessoas, pois já começam a estar disponíveis em muitas produções biológicas. São plantas adaptadas a solos ligeiramente salinos e são muito cultivadas nas zonas costeiras. É uma planta bianual, que como tem os caules de várias cores acaba por ser muito ornamental dando alguma cor à sua horta. 

Está na hora de semear as acelgas para que nunca lhe faltem no inverno, as acelgas ficam excelentes salteadas ou em sopa, os caules de várias cores são muito ornamentais para a horta. 

Condições de cultivo

É uma planta muito rústica que pode ser cultivada como bianual, ficando no terreno de um ano para o outro, nas zonas mais quentes pode até ficar mais anos, tendo um comportamento de planta perene. 

Não gosta de calor nem de sol em excesso e gosta de alguma humidade no ar, não aguenta temperaturas muito baixas. As estações ideais para as cultivar são o outono e a primavera.

Não é exigente em termos de tipo de solo, mas prefere solos alcalinos e aguenta solos ligeiramente salinos. 

Como semear

Pode semear em tabuleiros ou diretamente no terreno. Deve transplantar quando tem cerca de 10 cm de altura. Quando fizer a plantação em local definitivo deixe cerca de 30 a 35 cm entre plantas. 

Manutenção e colheita

Necessita regas regulares para se desenvolver em boas condições, pois gosta do solo sempre com algum teor de humidade. Pode colher só as folhas ou a planta toda.

Propriedades e benefícios das acelgas

São ricas em minerais como: potássio, magnésio, sódio, iodo, ferro e cálcio e também em Vitamina A e ácido fólico. O facto de ter estes componentes faz com que as acelgas contribuam para um bom funcionamento muscular, bem como intestinal. 

Atenção que as acelgas são ricas em ácido oxálico, que pode interferir com a absorção do cálcio, pelo que não devem ser ingeridas cruas, mas sim cozinhadas pois o ácido oxálico deixa de exercer esse efeito quando submetido a altas temperaturas.

Nos dias 9 e 10 pode semear ou plantar com sucesso os seus frutos

Ervilha

As ervilhas são o fruto de uma planta leguminosa fácil de cultivar e deliciosa. Pode começar a semear a partir de agora e não se vai arrepender, são fáceis de cultivar e um alimento delicioso e nutritivo para o inverno.

Condições de cultivo

Devem ser semeadas em local definitivo, a partir de novembro e até fevereiro ou março. Devem ser semeadas entre o quarto crescente e a lua cheia. Preferem um solo rico em matéria orgânica e com o pH 6-7,5.

Como semear

Prepare o terreno cavando-o e incorporando bastante matéria orgânico, húmus ou composto. Se for preciso corrigir o pH pode incorporar no solo calcário dolomítico.

Abra um rego de cerca de 10 cm de profundidade. Semeie as ervilhas a 5 cm de profundidade e com uma distância de 30 cm entre plantas. Regue a seguir a fazer a sementeira.

Cuidados de manutenção

As ervilhas durante o seu desenvolvimento necessitam sempre que o solo esteja húmido, se o deixar secar completamente pode comprometer a produção. Mas não suportam solos encharcados. Quando começam a germinar deve protege-las das geadas e dos animais. A colheita é feita aproximadamente 90 dias após a sementeira.

Propriedades e benefícios das ervilhas

São indispensáveis na nossa alimentação, bem como todas as outras leguminosas. São uma fonte de bons hidratos de carbono, de fibras, ferro e de vitaminas A, B, C, E e K. 

São benéficas para o coração, diabetes, pois têm um baixo índice glicémico, antioxidantes naturais, retardam o envelhecimento da pele, previnem a osteoporose, combatem a anemia e reforçam o sistema imunitário.

Nos dias 11, 12, 13 e 14 pode e deve semear e plantar raízes

Beterraba

A beterraba é sempre uma hortícola essencial na sua horta e que também pode cultivar em vaso ou floreira desde que tenha profundidade para isso).

A beterraba olerácea é a que cultivamos habitualmente, a mais comum é encarnada mas existem variedades amarelas, brancas e alaranjadas, todas elas deliciosas.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados.

Como semear

A beterraba é simples de cultivar e pode ser feita a sementeira em tabuleiros e depois transplantadas quando as plantas estão com 5 cm de altura, na altura do transplante, deve ter muito cuidado para não danificar as raízes. 

Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 cm entre si e 5-10 cm entre plantas. 

Manutenção e colheita

Atenção que é uma cultura exigente em boro, este nunca pode faltar para se desenvolverem em boas condições, o pH deve ser 6-7,5, as regas devem regulares sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira, não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas. 

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

É um tubérculo com um sabor muito especial e original, adocicado com sabor a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são muito utilizados para desintoxicar e purificar o organismo.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É também uma fonte natural de vitamina A, B e C.

Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Receita de sumo de beterraba

Desintoxica e reforça o sistema imunitário!

200 ml de água
1 beterraba pequena com casca
1 maçã com casca
Sumo de 1 limão
1 colher (chá) de gengibre

Misture tudo no liquidificador e vá consumindo ao longo do dia.

Nos dias 11, 12, 13 e 14 deve eliminar as infestantes e combater pragas e doenças

Nesta época com as primeiras chuvas e as temperaturas ainda amenas, são muitas as infestantes que começam a aparecer, é importante fazer mondas regulares para que estas não entrem em competição com as culturas que estão em inicio de desenvolvimento.

É também uma boa altura para fazer umas podas de limpezas nas suas plantas em geral e eliminar pragas e doenças que possam estar a aparecer.

A falta de arejamento das plantas conduz ao aparecimento de pragas e doenças várias.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar