Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 25 de outubro a 1 de novembro

O sol voltou e parece que este ano vamos ter verão de São Martinho, o que é ótimo para fazermos algumas das tarefas de jardinagem desta época, nomeadamente plantar bolbos de inverno, são muitas as opções e o difícil é escolher o quer plantar.

Semear e plantar raízes no dia 25 de outubro

Cebola

Na culinária portuguesa não podem faltar nunca as cebolas, por essa razão elas são sempre imprescindíveis na horta, por mais pequena que esta seja, comece já as plantar as suas.

Condições de cultivo

Preferem solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, não aguentam o encharcamento e precisam de zonas com sol direto.

Como cultivar

O segredo para ter sempre produção durante mais tempo, é fazer o escalonamento das culturas desfasando-as no tempo pelo menos 15 dias a três semanas.

Todas as semanas há sementeiras e plantações que pode e deve fazer para que legumes como cebola nunca lhe faltem. Pode semear em tabuleiros ou diretamente em local definitivo. Experimente variedades diferentes de cebola, a minha favorita é a roxa. 

Propriedades e benefícios da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Semear e plantar flores nos dias 26 e 27

Bolbos

Está na altura de plantar os seus bolbos de inverno, uma tarefa simples e divertida que daqui a uns meses se vai traduzir num jardim, varanda ou terraço muito florirido, colorido e aromático.

Pode plantar de tudo um pouco, tulipas, crocos, frésias, narcisos, jacintos, muscari, alhos-ornamentais, etc.

Os bolbos que podemos plantar nesta época não são mais do que “um objeto misterioso”, que não é mais do que um órgão subterrâneo, no fundo um “cofre de reservas” onde a planta acumulou alimento quando estava com folhas e flores. Estas reservas permitem às plantas sobreviverem nas estações e locais mais inóspitos.

Quando as colocamos no solo, começam um extraordinário trabalho de sobrevivência, depois aparece a planta, que começa a brotar no final do inverno. São plantas muito fáceis de cultivar, não dão trabalho nenhum e compensam-nos com flores e aromas maravilhosos.

Temos várias que podemos plantar já; tulipas, crocos, frésias, narcisos, jacintos ou muscari (mostrar uma de cada vez com calma).

Condições de cultivo e manutenção

Gostam de zonas com algumas horas de sol direto para florirem abundantemente. Podemos plantar no jardim, no meio do relvado, em vasos ou floreiras, podemos plantar vasos só de bolbos ou juntá-las a plantas de revestimento ou flores de época.

Podemos optar por colocar uma camada de casca de pinheiro para conservar a humidade e evitar o crescimento de plantas infestantes.

Não precisam de manutenção nem fertilização nenhuma. Podem ser deixadas no terreno para o ano seguinte ou retiradas, apenas após a as flores e as folhas terem secado completamente, sinal que os nutrientes já migraram para os bolbos.

Se não apanharem chuva convém regar regularmente sem encharcar.

Nos dias 28, 28 e 30 pode semear ou plantar folhas

Couve-frisada ou kale

Em Portugal somos grandes consumidores de couves e o inverno é considerada a estação por excelência das couves.

Uma das minhas couves favoritas é a couve-frisada (também conhecia por kale), muito usada em batidos verdes e smoothies é igualmente deliciosa, crua e, em saladas, estufada, salteada ou cozida. Esta é uma couve de folha e não de cabeça, muito fácil de cultivar. 

Condições de cultivo

Gosta de solos profundos e ricos em matéria orgânica e precisa de algumas horas de sol direto por dia. É muito resistente ao frio e tolera temperaturas negativas. 

Como cultivar

Semeie já em tabuleiros para posteriormente transplantar para o exterior e continuar a ter esta couve.

Propriedades e benefícios das couves

Muito nutritiva e baixa calorias, ideal para dietas de perda de peso. Rica em vitaminas A, C e K, em ferro, ácido fólico, magnésio, cálcio e fibras. Uma fonte natural de antioxidantes.

Ajuda a reduzir o colesterol, previne doenças oculares e fortalece o sistema imunitário.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar