Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 31 de janeiro a 6 de fevereiro

Começa o mês de janeiro e estamos outra vez confinados em casa, convém que estejamos mesmo para ver se esta pandemia deixa de crescer ao ritmo exponencial que tem crescido. Podemos aproveitar este tempo para cuidar das nossas plantas de interior e também para começarmos a cultivar alguns alimentos, em vaso ou no jardim ou quintal se o tivermos.

Nesta época devemos fazer já as sementeiras da próxima estação para que tenhamos boas colheitas!

No dia 31 de janeiro pode semear e plantar frutos

Feijão

Há muitas variedades de feijão e todas elas podem ser semeadas nesta época do ano, feijão branco, encarnado, preto, frade, etc. As leguminosas são essenciais para uma alimentação saudável. Nas zonas mais frias do pais talvez seja melhor esperar mais umas semanas até fazer a sementeira do feijão. Não se esqueça de fazer um escalonamento ( semear em três vezes com pelo menos duas a três semanas de intervalo) assim terá feijão durante mais tempo. 

Condições de cultivo

Gosta de solos soltos e muito bem drenados com um pH neutro, não aguenta a secura mas não tolera o encharcamento. É sensível à geada, que precisa de uma temperatura do solo acima de 14 ºC para germinar, e de algum calor após a floração (entre 20 ºC e 30 ºC)

Como semear

Pode semear-se agora em local definitivo, em linha, enterrando os feijões a 3 cm de profundidade. A distancia entre linhas deve ser de cerca de 70-80 cm e a distancia entre pés de feijão de 35-40 cm. 

Manutenção

Não se esqueça que quando começarem a crescer os deve tutorar pois são plantas trepadeiras.

Propriedades medicinais e benefícios do feijão

É muito rico em proteínas, potássio, magnésio e ferro e fibra. É uma excelente fonte de energia, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda a combater o colesterol.

Nos dias 1, 2, e 3 deve semear as suas raízes

Pastinaca

Estamos na época ideal do ano para semear grande parte das suas plantas de raiz, se nunca experimentou, aventure-se a semear pastinacas, parecidas com a cenoura em tipo de cultivo. São deliciosas, muito nutritivas e originais. Esta hortícola usava-se antes do aparecimento da cenoura em Portugal, desapareceu quase completamente e agora voltou a ser cultivada e apreciada.

Condições de cultivo

 Como todas as plantas cuja parte comestível é a raiz, precisa um terreno bem preparado com o recurso a de lavoura profunda e esmiuçamento da terra com grade, para que as pastinacas se desenvolvam em boas condições.

Como semear

Pode semear defevereiro-maio ou setembro-outubro. Faça uma sementeira a lanço ou em regos. Pode fazer a sementeira em local definitivo ou semear em tabuleiros e transplantá-las na altura certa.

Propriedades e benefícios da pastinaca

Possui propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes, antirreumáticas, facilita a digestão, diminui o colesterol, combate as constipações, acalma a tosse e é afrodisíaco. Utilizado como adelgaçante e combate a hipertensão, gota, retenção de líquidos e cálculos renais.

Nos dias 4 e 5 deve semear as suas flores

Borragem

Esta é uma daquelas flores que é absolutamente indispensável na horta pois atrai os insetos polinizadores. É muito fácil de cultivar e exige pouco cuidados de manutenção, também pode semear nas suas floreiras de janela, varanda ou terraço.

Condições de cultivo

Dá-se bem em todo o tipo de solos de preferência leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Necessita de uma boa exposição solar para florir abundantemente, a sua floração azul exuberante atrai muitos insetos e prolonga-se de junho a setembro. 

Como semear e manter

Esta planta anual deve ser semeada agora em local definitivo (desde que não seja uma zona muito fria e sujeita a geadas). Deve deixar uma distancia de 20 a 30 cm entre plantas. Germina em 7 a 10 dias e é muito resistente a pragas e doenças. As suas flores são comestíveis e ficam lindas nas saladas.

Propriedades medicinais e benefícios da borragem

O óleo extraído da borragem é indicado para problemas cutâneos, tanta na aplicação na pele como para ingestão.

Também se pode fazer uma infusão das flores e folhas (que deve ser bem coada pois as olhas têm pelos). Atenção que a planta contém alcaloides que em grande quantidade podem provocar danos no fígado, as pessoas com problemas hepáticos devem evitar a ingestão desta planta.

No dia 6 pode semear ou plantar folhas

Rúcula

 Cada vez mais procurado, esta é uma planta, com um sabor picante, fácil de cultivar e de cuidar, na horta, no jardim e até em floreira ou vaso, os italianos usam-na muito, há dois tipos de rucula, a cultivada e a selvagem, têm crescimentos diferentes, sabores diferentes e formas de utilizar também diferentes.

As folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou refogadas, muito utilizada em inúmeros pratos culinários. Para além das folhas as suas sementes também são consumidas, podendo substituir as de mostarda. 

Condições de cultivo

Gosta de temperaturas amenas (16-22 ºC), sol direto e luz. Prefere colos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com pH 6-7. Necessita de regas regulares.

Como semear

Semeie em local definitivo, a uma profundidade não superior a 0,5 cm. Normalmente as sementes germinam em 4 a 8 dias e estão prontas para ser consumidas em 20.60 dias. Pode optar por arrancar toda a planta ou apenas por retirar as que têm as folhas maiores.

Propriedades medicinais e benefícios da rúcula

Fonte poderosa de vitaminas A, C e K, fundamental na manutenção da saúde ocular também pela sua riqueza em carotenoides que desaceleram o processo degenerativo dos olhos e da pele. Fortalece o sistema imunitário e atua na renovação das células do nosso corpo. Melhora as funções cerebrais.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar