Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 8 a 14 de dezembro

Uma semana em que os dias de frio e de chuva se fazem sentir. É agora boa época para plantar as suas fruteiras, bem como fazer algumas podas de limpeza e manutenção das suas árvores e arbustos de folha caduca.

O dia 8 é o ideal para semear e plantar as suas folhas

Nabiças

Nabiças

No inverno, uma das hortícolas de excelência é  os nabo que nos dá as deliciosas nabiças, semeie-os já garantir as colheitas a tempo. São muito fáceis de cultivar, o nabo é uma cultura rápida, muito saudável e muito versátil.

Há muitas variedades de nabo (Brassica rapa)  que podem ter formas achatadas, cónicas, e arredondadas e podem ser brancos, arroxeados ou amarelados.

É um legume muito versátil pois comem-se as folhas (as deliciosas nabiças), as inflorescências (os famosos grelos de nabo) e a raiz (o dito nabo).

Condições de cultivo

O nabo gosta de solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica, locais com muita luminosidade e pelo menos 4 a 5 horas de sol direto por dia. O pH ideal fica entre 6 e 7.

Atenção que o nabo é muito sensível à falta de boro, por isso este nutriente nunca lhe pode faltar. A colheita faz-se normalmente 40 a 80 dias após a sementeira.

Propriedades das nabiças

As nabiças são ricas em vitamina C, E e K, fibras e ácido fólico, muito ricas em nutrientes e fibras e baixas em calorias.

São um excelente purificador do sangue, laxante, expetorante e diurético.

O dia 9 é o ideal para semear e plantar os seus frutos

Dióspiro

dióspiro

Esta  ainda é uma boa época do ano, para plantar árvores de fruto como por exemplo o dióspiro que tem a grande vantagem de ser um fruto que se colhe no outono e que enfeita os jardins nos meses mais frios com os seus frutos cor de laranja.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com sol direto, quando se planta deve fazer-se uma boa cova de plantação e fertilizar-se. Pode podar-se a seguir à frutificação. Necessita regas e fertilizações regulares.

É uma pequena árvore de crescimento lento, normalmente só frutifica no terceiro ano após plantação. Pode cultivar em vaso com facilidade.

Propriedades medicinais e benefícios do dióspiro

É um fruto muito rico em potássio  que ajuda a controlar a tensão arterial. É uma fonte natural de vitaminas A, B1 e B2, bem como de fibras o que contribui para o bom funcionamento intestinal.

O consumo de dióspiros pode ajudar no bom funcionamento do fígado, bexiga e vias respiratórias. São ainda conhecidas propriedades calmantes e laxativas.

Os dias 10, 11 e 12 são ideais para semear e plantar as suas raízes

Cebola

Cebolas

As cebolas são indispensáveis na confeção de grande parte dos pratos da culinária portuguesa. Como tal, são indispensáveis nas hortas de norte a sul do país.

Existem muitas variedades de cebolas: brancas, roxas e amarelas, maiores e mais pequenas.

Propriedades da cebola

Desde o antigo Egipto que as cebolas são conhecidas pelo se poder antisséptico (os faraós eram enterrados com cebolas para que as múmias se conservassem melhor). Baixa em caloria, apenas 64 kcal/100g, rica em  vitamina C, B6, A e E, bem como em ácido fólico, ferro, sódio e potássio.

Estimula o funcionamento dos rins, melhora a circulação, fortalece o sistema imunitário e é um antioxidante natural.

Condições de cultivo

Devem ser semeadas em camalhões (canteiros elevados) nos quais se deve adicionar bastante matéria orgânica. A terra deve ser trabalhada antes da sementeira, para ficar fofa e garantir uma boa drenagem.

Ao longo do camalhão vá fazendo uma distribuição uniforme da semente, colocando por cima uma fina camada de terra.

Cuidados de manutenção

Se estiver a fazer a sementeira numa zona muito fria, tem de proteger as suas cebolas para que estas não sofram com a geada, utilizando plástico ou manta térmica.

Pode optar por faze agora a sementeira em tabuleiro em local protegido do frio, em casa, estufa ou abrigo. Deve plantar o cebolo em local definitivo a partir de março.

A colheita da cebola para secar deve ser feita no verão, para consumir a cebola fresca, colha-a na primavera e use-a como se faz com o alho francês.

Os dias 13 e 14 são os ideais para semear e plantar as suas flores e arbustos

Euryops

As flores são sempre uma peça fundamental do jardim, da varanda ou do terraço, quer sejam de época, de herbáceas ou arbustos perenes, são absolutamente indispensáveis para que o seu outono seja muito florido.

Os Euryops são uma espécie de malmequer com longa e exuberante floração amarela enchiam o espaço de flores amarelas, esta é uma opção muito resistente, até ao ar do mar, e estão em flor praticamente todo o ano. Gostam de zonas com muitas horas de sol direto.

Condições de cultivo

Qualquer tipo de solo, desde que bem drenado. Devem ser fertilizados quando da plantação.

Gostam de sol direto, não exigentes em fertilização, pode fertilizá-los duas vezes por ano, na primavera e/ou outono. Aguentam a secura, só devem ser regados nos meses mais quentes.

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar