Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 9 a 15 de junho

Uma semana com muitos feriados, principalmente para quem vive em Lisboa. As temperaturas descem um pouco, o que é bom pois permite fazer mais sementeiras e plantações sem ter tanta preocupação com a rega e com o calor excessivo. Ainda vai a tempo de fazer algumas plantações e sementeiras para o verão.

Nos dias 9 e 10  semear e plantar frutos

Lentilhas

Com os hábitos de uma alimentação saudável, cada vez são mais os adeptos do consumo desta leguminosa. Tendo sido utilizada como alimento desde a pré-história e que agora voltou a estar na moda. De facto, é hoje considerada indispensável na maior parte dos planos alimentares saudáveis. É uma pequena planta trepadeira com uma flor roxa e cuja vagem tem 2-3 sementes.

Aprenda a cultivar lentinhas com este artigo.

Condições de cultivo

  • Prefere solos ligeiros (argilo-calcários) ou arenosos, bem drenados com um pH 5,4-7,2 e resiste bem à salinidade do solo.
  • Prefere zonas com sol direto mas também aguenta meia sombra.
  • A sementeira deve ser feita em local definitivo agora.
  • Deve deixar-se uma distância entre linhas de 10-30 cm e entre plantas de 20-30 cm. A colheita é feita 100-135 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios das lentilhas

  1. Muito ricas em ferro, combatem a anemia, ricas em vitaminas do complexo B, ajudam a combater o stress.
  2. Ricas em zinco, fósforo e potássio.
  3. Previne o aparecimento de cancro nos intestinos.

 

Nos dias 11, 12 e 13  semear e plantar raízes

Nabo

Este é daqueles legumes sempre  indispensável na horta e que tem um período vegetativo de dois meses é e muito fácil de cultivar, mesmo em pouco espaço e até em vaso ou floreira.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente. Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra. Semeie diretamente no local definitivo pois não aguentam o transplante. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar.

Propriedades medicinais e benefícios do nabo

  • É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas.
  • Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras.
  • Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.
  • Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Leia o artigo: Nabo, um tubérculo saudável e nutritivo

 

No dia 14  plante e semeie flores e arbustos

Agaves

 

Hoje em dia com as preocupações com a poupança de água, o recurso à utilização de plantas xerófitas é cada vez maior. Que são plantas adaptadas a viver em regiões áridas e semi-áridas onde a disponibilidade de água é limitada uma parte do ano ou o ano todo. A palavra Xerofita vem do grego Xero (seco) e Phyto (planta).

São plantas que possuem estruturas vegetais capazes de armazenar água por longos períodos de tempo e também têm estruturas que lhes permitem reduzir significativamente a evapotranspiração. São plantas que estão preparadas geneticamente para armazenarem o máximo possível de água e perderem o mínimo.

As agaves são plantas suculentas originárias do México. Há uma grande variedade de espécies desta planta que podem ser usadas com sucesso para fins ornamentais. São plantas com grande valor comercial pois produzem o Mezcal, a tequila, açucar de agave e sisal entre outros produtos.

São conhecidas vulgarmente por piteiras. Consoante a variedade as agaves podem atingir de 0,4 a 2 m de altura. Algumas das mais comercializadas em Portugal são a Agave attenuata e a Agave angustifólia.

Condições de cultivo

  • Precisam de muitas horas de sol direto por dia ao longo de todo o ano:
  • Adaptam-se a qualquer tipo de solo e de disponibilidade de água.
  • Não são exigentes em substrato, apenas que seja bem drenado e pobre em matéria orgânica.
  • É uma planta que só vai florir uma vez na vida, a seguir morre, mas não se preocupem pois a planta não vai desaparecer porque entretanto já se desenvolveram novos rebentos da planta mãe.
  • Regar apenas em condições de seca extrema. Fertilizar na primavera e verão com fertilizante adequado a catos e suculentas.
  • Não devem ser podadas.

 

No dia 15 plante e semeie folhas

Rúcula

 

Há plantas indispensáveis para as saladas de verão, a rúcula é uma delas, deliciosa, com um sabor picante, muito fácil de cultivar na horta, no jardim e até em floreira ou vaso. As  folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou refogadas, muito utilizada em inúmeros pratos culinários.

Condições de cultivo

  • Gosta de temperaturas amenas (16-22ºC), sol direto e luz.
  • Prefere solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com pH 6-7.
  • Necessita de regas regulares.
  • Deve fazer a sementeira em local definitivo, a uma profundidade não superior a 0,5 cm.
  • As sementes habitualmente germinam em 4 a 8 dias e estão prontas para ser consumidas em 20-60 dias.
  • Pode optar por arrancar toda a planta ou apenas por retirar as que têm as folhas maiores.
  • Se tiver uma horta urbana pequena, aproveite o espaço livre para semear rúcula, ela tem um ciclo de crescimento mais rápido. Assim, enquanto os tomateiros, pimentos, etc vão crescendo, ela germina, cresce e é consumida.

Propriedades medicinais e benefícios da rúcula

  • É uma excelente fonte de vitaminas A, C e K,  muito importante para a saúde dos olhos e também pela sua riqueza em carotenoides que desaceleram o processo degenerativo da  pele.
  • Fortalece o sistema imunitário e atua na renovação das células do nosso corpo.
  • Melhora as funções cerebrais.

 Experimente esta receita com rúcula!

Nos dias 10, 11 e 12 faça as suas colheitas

Aproveite estes dias mais frescos para fazer as suas colheitas, faça-as logo pela manhã ou ao final do dia para que as plantas estejam nas melhores condições. Colha apenas à medida das suas necessidades, pois assim tem legumes frescos durante mais tempo.

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar