Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 6 a 12 de janeiro

Uma semana em que as temperaturas vão baixar mas em que não chove. Uma excelente altura para programar as suas sementeiras e plantações dos próximos meses, para fazer algumas sementeiras e para fazer podas de árvores e arbustos de folha caduca.

Favas

O dia 6 é o ideal para plantar e semear frutos

Esta é uma excelente altura para semear as suas favas, para garantir que as tem cedo. São muito fáceis de cultivar e produzem em bastante quantidade, durante um longo período de tempo.

Condições de cultivo

Necessita um solo com pH entre 7,3-8. Prefere solos pouco fertilizados e tolera alguma salinidade. É  muito resistente ao frio e não tolera o calor. Semeie diretamente no terreno, faça linhas afastadas 30-40 cm umas das outras e semeie duas ou três favas em cada cova, deixe um espaçamento de 20 cm entre plantas. Necessita regas regulares, principalmente no período da floração.

Propriedades e benefícios das favas

Como leguminosas que são, devem fazer parte da sua alimentação, pois são muitos os benefícios do seu consumo para a saúde. São ricas em proteínas, fibras e vitamina C que é um poderoso antioxidante. São também uma excelente fonte de ácido fólico e manganês, o que é excelente para o coração, sistema imunitário e síntese de glóbulos vermelhos. Combate a depressão, pois são  ricas em dopamina, uma aminoácido que melhora o humor.

Beterraba

Nos dias 7, 8 e 9 deve semear as raízes

Nesta semana fria mas cheia de sol, pode semear beterraba, uma planta que gosta de frio, é fácil de cultivar, muito saudável e nutritiva.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com solos profundos, bem drenados e com pH entre 6-6,5, o solo deve estar sempre húmido sem estar encharcado. Necessita de pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia. Faça a sementeira diretamente no terreno. Enterre a semente a 1 cm de profundidade, deixa um espaçamento de 30 cm entre linhas e de 10 cm entre plantas. A germinação ocorre em 2 a 4 semanas.

Propriedades e benefícios da beterraba

A beterraba tem muitas propriedades medicinais e é muito rica em nutrientes. Ajuda no combate da anemia pois é rica em ferro e vitaminas do complexo B. Importante para a saúde dos músculos pois tem cálcio e potássio. Previne o envelhecimento precoce graças à ação antioxidante da vitamina C.

Clívia

Nos dias 10 e 11 pode semear ou plantar flores

No inverno o seu jardim também pode estar florido e com cor! Para garantir essas florações há plantas que pode e deve ter no seu jardim, ou mesmo na varanda ou terraço. A clívia é uma delas, uma herbácea perene, com uma folhas muito bonitas e lustrosas que são muito decorativas.

Condições de cultivo

A flor cor-de-laranja aparece no inverno e dura muito tempo. Tem ainda a vantagem de ser uma planta que gosta de sombra ou meia sombra, tornando-se num excelente elemento de cor para as zonas mais sombrias do jardim. Gosta de solos profundos, bem drenados e ricos em matérias orgânica. Convém fertilizar no outono e no verão.

No dia 12 deve semear ou plantar folhas

Pode fazer uma série de sementeiras de plantas indispensáveis para que os seus cozinhados sejam mais saborosos e saudáveis. Ter a clássica salsa sempre à mão é maravilhoso, colhe-la e usá-la diretamente é muito diferente do que usar a salsa que tem no frigorífico embalada e que muitas das vezes são perdeu grande parte do aroma.

Salsa

Condições de cultivo

Pode semeá-la diretamente em vaso ou floreira, faça-o regularmente (pelo menos uma vez por mês) para ter sempre salsa disponível. Gosta de zonas com sol ou meia sombra, não sendo muito exigente em tipo de solo, prefere aqueles que são mais bem drenados. Necessita regas regulares.

Propriedades e benefícios da salsa

Para além de ser uma aromática deliciosa, tem uma série de propriedades medicinais, é por excelência purificadora do organismo, em especial dos rins. Combate a hipertensão e é um poderoso antioxidante, combate a anemia pois é rica em ferro, também combate a osteoporose pois é rica em cálcio. Pode ser consumida fresca em saladas e temperos em geral, em assados e estufados como ramo de cheiros ou em infusão.

Nos dias 7, 8 e 9 aproveite para fazer algumas colheitas da estação

Há muitas colheitas de inverno que tem agora para fazer, para além de todos os citrinos, pode colher os brócolos, couve-galega, couve-lombarda, couve-flor, espinafres, etc.

Nos dias 6, 7, 8 e 9 combata pragas e doenças e remova infestantes

Esta é uma semana especialmente adequada para estas tarefas. Não descuide as suas plantas, observe-as bem e ao mínimo sinal de alteração ataque logo, pois quanto mais cedo se combaterem as pragas e doenças maior será o sucesso. Monde as ervas daninhas para não deixar que estas entrem em competição com as suas culturas, principalmente as que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Aproveite para ver: Como combater pragas e doenças das suas plantas

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de janeiro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar