Inspirações

25 plantas fáceis para locais difíceis: pedregosos e pobres

No solo pedregoso a água escorre pela superfície em vez de filtrar e uma vez molhado, drena lentamente. É um solo difícil de cultivar, embora não impossível, sobretudo se optar por plantas indicadas: de folha cinzenta, cerosa ou aveludada.

1- Lilo (Syringa vulgaris)

Para zonas concorridas Os jardineiros aproveitam a fragrância das suas espigas florais colocando lilos nas zonas de passeio ou de estar. Suporta a sombra parcial mas ao Sol a floração é insuperável. Cuidado com a acidez do solo porque é prejudicial. Pode apenas depois da floração.

2- Verbasco (Verbascum thapsus)

Proteja as raízes delicadas. O verbasco é uma maravilha quando começa a soltar as rosetas de folhas grossas salpicadas de prata. Depois, desenvolve-se a uma velocidade vertiginosa; num mês é possível encher-se de flores, mesmo nos locais mais difíceis. Plante na primavera e proteja as raízes da humidade e do frio do Inverno. Aplique tutores nos sítios mais expostos ao vento.

pedregosos

3- Rosa (R. rugosa)

Pouco controlo com poda ligeira. Esta rosa antiga e senhorial é originária do nordeste da Ásia. De crescimento robusto, possui ramos densamente espinhosos e grandes flores fragrantes de cor rosa viva. Faz parte das roseiras silvestres, por isso apenas deverá podar ligeiramente para a manter sob controlo e para eliminar a madeira seca ou doente.

4- Milefólio (Achillea sps.)

Em terrenos bem adubados. Vivaz generosa, ao longo do verão presenteia com as suas preciosas flores durante três ou quatro meses de forma ininterrupta: amarelas, vermelhas, rosas ou brancas. Plante em terreno bem adubado, colocando tutores nas variedades mais desenvolvidas, nomeadamente a filipendulina, que alcança até 120 cm de altura e que necessita de 50 cm de separação entre exemplares. Terminada a floração, corte os ramos ao nível do solo, no outono.

5- Hipericão (Hypericum calicinum)

Longe da humidade. O mais espetacular deste hipericão são as flores que se sucedem sem pausa entre junho e outubro, em amarelo vivo e com 7 cm de diâmetro ou mais. Para isso, deve contar com Sol, sem importar o tipo de solo, embora não goste dos muito húmidos.

Leia também: 25 plantas fáceis para locais difíceis: ventosos

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar