Ferramentas e Utensílios

Ferramentas essenciais para cultivar no terraço, na varanda ou em casa

É impossível plantar e cuidar das suas plantas sem algumas ferramentas básicas. No entanto, com a vasta oferta existente no mercado, é fácil ficar confuso e com dúvidas relativamente ao que deve comprar. Não procure mais: este guia explica-lhe tudo sobre as ferramentas essenciais para jardinar em casa, no terraço ou na varanda.

Pá de cabo curto

A pá é, sobretudo, utilizada para cavar, mas também pode ser usada para plantar. Existem inúmeros modelos de pás, mas para pequenos trabalhos de jardinagem em vaso ou floreira basta uma pá de cabo curto.

Regador

Na escolha do regador deve considerar essencialmente dois fatores: o material e o tamanho. No que toca ao material, existem vários que pode escolher: plástico, metal, latão, etc. Os de plástico são mais leves, mas degradam-se com o tempo. A escolha do tamanho do regador tem que levar em conta o número de plantas que tem e o peso que o regador terá quando estiver cheio. Se tiver poucas plantas, escolha um regador mais pequeno; se tiver muitas, convém escolher um regador maior. Mas tenha o cuidado de não escolher um regador que, quando cheio de água, fique demasiado pesado para conseguir levantá-lo.

Pulverizador de mão

O pulverizador é muito importante para vaporizar com água algumas plantas nos finais dos dias mais secos e quentes e também para certas plantas de interior quando o ar está muito seco. Também é indispensável para pulverizar com água as sementeiras e pode ser usado para aplicar herbicida ou fungicida foliar nas plantas.

Tesoura de poda

Utilizada para fazer podas de limpeza, de arejamento, de formação, de manutenção, para cortar flores e folhas secas… Normalmente, as tesouras de poda cortam até 12-15 mm, o que abarca a maioria das plantas herbáceas, subarbustos e arbustos. Acima disso, precisamos de ferramentas mais potentes. Escolha uma tesoura de poda que seja confortável na mão.

Ancinho

O ancinho serve para nivelar e desagregar a terra para que fique granulada, mas fina. Descompactam o solo e favorecem a infiltração da água (nas floreiras, o solo tende a ficar ressequido com a exposição ao sol e ao vento). Escolha um ancinho de cabo pequeno.

Vassoura de mão

Muito útil para varrer a terra, a argila expandida, as folhas secas e outros resíduos que cobrem a superfície de trabalho depois de jardinarmos.

Do que está à espera para começar a cultivar plantas em casa?

Foto: Gardena

Powered by Gardena

Poderá Também Gostar