Hortícolas e Frutícolas

Groselha: propriedades e usos

propriedades e usos

As groselhas vermelhas são frutos pobres em calorias e com uma boa dose de vitamina C e de vitamina K. Pelo seu sabor ácido e amargo, as groselhas vermelhas são geralmente usadas em doces, compotas, bolos e sobremesas, sumos e até para bebidas alcoólicas, sob a forma de “vinho”. As brancas são ligeiramente menos ácidas. As groselhas pretas são ricas em antioxidantes e em vitaminas C e do complexo B e E. Também são geralmente cozinhadas ou usadas sob a forma de sumos e outros preparados. A uva-espim é muito menos amarga e pode ser consumida em fresco, sobretudo quando colhida em princípios do verão. Os frutos resultantes das mondas do fim da primavera, mais ácidos, podem ser consumidos sob a forma de doces e compotas.

Um fruto antioxidante

A groselha é rica em vitamina C. As variedades vermelha e branca, em particular, têm 41 mg desta vitamina por cada 100 gramas. A vitamina C tem efeitos antioxidantes, ajuda a produzir colagénio e a reparar feridas.

Outra vitamina que podemos obter a partir do consumo de groselhas é a vitamina K, importante para a normal coagulação do sangue e para a saúde dos ossos. 100 gramas de groselhas têm 275 mg desta vitamina.

Fotos: Pixabay

Poderá Também Gostar