Hortícolas e Frutícolas

Os melhores legumes para saladas de verão

Com o calor, chega a época das saladas. Se o seu jardim tem uma zona para uma horta, mesmo que mini, agora chegou a altura de desfrutar das plantações. Mas se ainda não tem horta, fique a saber o que pode plantar para o próximo ano.

1- Alface

Semeie a cada 15 dias

A rainha das saladas é a alface (Lactuca sativa). Gosta de temperaturas suaves e dos solos ricos em húmus e matéria orgânica bem decomposta, que se aplica cerca de duas semanas antes da sementeira. Faça a sementeira em sulcos, espalhando as sementes à mão e depois peneire com o ancinho. Regue mas sem encharcar e faça uma boa cobertura de palha junto aos pés das plantas.

Na cozinha

Para ter sempre alfaces, faça sementeiras de 15 em 15 dias. Ao cortar, deixe 2,5 cm de talo para que voltem a brotar em colheitas posteriores.

2- Chicória

Em local aberto

Para cultivar a chicória (Cichorium intybus) apenas é necessário um local aberto e soleado, mesmo com solo pobre. A sementeira deve ser feita a pouca profundidade (1 cm) e as plantas distanciadas 23 cm. Não necessita fertilizante mas a rega deve ser regular, assim como a eliminação das ervas que possam entrar em competição.

Na cozinha

Como o sabor é amargo, pode adoçá-lo cultivando diversas chicórias muito juntas no terraço com as folhas atadas ou cobertas, 15 dias antes da colheita.

3- Agrião

Pronto em duas semanas

O agrião (Nasturtium officinale) deve ser plantado em estaca e não por sementeira, embora neste último caso seja possível fazer a colheita em duas semanas devido ao seu rápido crescimento. Cave um buraco estreito com 5 cm de profundidade, encha de água, junte até 2 cm de areia e plante as estacas com 15 cm de separação. Mantenha os agriões regados abundantemente.

Na cozinha

O sabor picante acentua-se à medida que amadurece. Por isso, deve ser consumido jovem e antes de amadurecer. Além de cru, nas saladas, pode ser picado.

4- Alface-de-cordeiro

Em qualquer solo

Não é necessário reservar o melhor terreno para a alface-de-cordeiro (Valerianella locusta). Qualquer solo serve. Semeie agora em sulcos com 1 cm de profundidade para transplantar depois as plantinhas em fileiras, separadas entre si 10 cm. Também pode semear à mão num sulco largo, aclarando a 10 cm as plantas.

Na cozinha

Escolha as folhas melhor constituídas, nem amarelas nem enrugadas. Pode lavar as folhas mas não as deixe de molho. Não deixe no frigorífico mais de 4 dias.

5- Espinafre

Não aperte a sementeira

O espinafre (Spinacea oleracea) gosta de frescura e de humidade. Escolha um solo rico em húmus, pesado e argiloso e semeie directamente à mão em finais de agosto, cobrindo 2 cm as sementes e apertando pouco a terra. Mantenha o solo sempre húmido mas não encharcado.

Na cozinha

Para consumir cru, recolha as folhas uma a uma, sempre as maiores e as exteriores. Desta forma, as que ficam no centro da planta podem continuar a crescer.

6- Escarola

Sem luz para branquear

A escarola (Cichorium endivia) deve ser plantada em local aberto e soleado, solo fértil e com níveis baixos de azoto. Escolha variedades resistentes ao espigado e semeie a coberto na primavera para transplantar no verão. É muito importante proteger bem das geadas com túneis nos primeiros dias.

Na cozinha

Para retirar o sabor amargo, prive a planta de luz nas duas semanas que antecedem a colheita. Assim, ficará com uma hortaliça refrescante para as saladas do verão.

Foto: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar