Hortícolas e Frutícolas

Raízes comestíveis: cenouras

As raízes comestíveis são uma forte componente da nossa alimentação. Apesar de pertencerem a diferentes famílias, têm algumas características de cultivo em comum.

Quando falamos de  de raízes, pensamos imediatamente nas cenouras e nas batatas. As batatas, apesar de raízes, são tubérculos que se desenvolvem nas raízes do batateiro. As cenouras são raízes e é deste grupo que vamos falar, onde também se incluem a pastinaca, o nabo, o rabanete, a beterraba, o salsifi e a escorcioneira.

As cenouras

As cenouras são a rainha das raízes comestíveis. Doces e suculentas, foram introduzidas no território peninsular pelos árabes há mais ou menos 900 anos. Uma das suas qualidades é poderem ser consumidas cruas ou cozidas, e também serem fantásticas para fazer conservas. As mais conhecidas são as de cor alaranjada e de forma cónica e longa, mas existem muitas outras variedades que diferem tanto no tempo de cultivo como na forma e na cor. Uma das variedades mais comuns é a que chamamos “cenoura branca” que na realidade não é uma cenoura, mas sim pastinaca.

Semear

A melhor altura para semear estas hortícolas é no início da primavera, mas podemos cultivá-las durante quase todo o ano e mantê-las no solo por um largo período de tempo para serem colhidas à medida das nossas necessidades.

Cuidados de cultivo

O modo de cultivo é uma das características comuns das raízes comestíveis, apesar de pertencerem a famílias distintas. A maior parte gosta de ser semeada em lugar definitivo e algumas, como as cenouras, não toleram mesmo o transplante.

Como as suas sementes são muito pequenas, é usual misturar um pouco de areia branca para as semear, obtendo assim maiores espaçamentos. Normalmente, é necessário fazer um desbaste durante o crescimento, pois de contrário ficam muito apertadas e não conseguem atingir os tamanhos desejados.

Convém não aplicar muito composto no solo, pois pode provocar deformações e gretas nas cenouras e alterar os sabores. As cinzas são uma boa alternativa como adubo para estas culturas. Por esta razão, as cenouras são uma boa escolha para cultivar a seguir a outras espécies que gostam de boa adubação, como couves, batata, etc.

A melhor altura para semear estas hortícolas é no início da primavera, mas podemos cultivá-las durante quase todo o ano e mantê-las no solo por um largo período de tempo para serem colhidas à medida das nossas necessidades.

Sabia que…

Na Grécia Antiga, a cenoura era muito utilizada na alimentação. Segundo a crença popular, quem a comesse ficava com um temperamento amável e com uma pele bonita. Ainda hoje se diz que comer cenouras torna os olhos bonitos. Estes ditados e crenças têm alguma razão de ser, pois a cenoura é rica em caroteno, que o nosso organismo transforma em vitamina A.

Leia também: Raízes: beterraba

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar