Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 28 de maio a 3 de junho

Nesta época do ano há que fazer uma vigilância apertada às pragas e doenças que aparecem sem darmos por isso e podem ser muito prejudiciais às culturas. Também o combate às infestantes é uma tarefa diária. As colheitas continuam e ainda são muitas as plantas que pode e deve semear e plantar, quer ornamentais quer hortícolas. Saiba as tarefas que deve fazer na semana de 28 de maio a 3 de junho.

28 de maio a 3 de junho

Laranjeira com pragas.

 

Combater pragas

Nos dias 28 e 29 combata as pragas, os citrinos nesta época do ano são especialmente atacados. Não descure a vigilância e atue o mais cedo possível para que o problema não se alastre a outras plantas. Quando o tratamento inclui poda, não se esqueça de desinfetar a tesoura quando muda de uma planta para outra. Também as infestantes insistem em atacar o bicarbonato de sódio pode ser um aliado no combate a uma série delas. Mais uma semana em que vai ter de andar de sachola na mão a mondar infestantes.

28 de maio a 3 de junho

Cravos-túnicos.

 

Semear e plantar flores e arbustos

Um jardim sem flores não tem graça nenhuma! Esta semana os melhores dias para plantar e semear as suas flores e arbustos são 28 e 29. Enquanto combate as infestantes vai fazendo novas plantações. As alfazemas, os alecrins e os tomilhos são excelentes opções para um verão aromático e cheio de cor.

Pode ainda começar a semear cravos-túnicos, alegrias-do-lar ou ásteres para que o final do verão e o outono sejam cheios de flores. Se semear já em tabuleiros vai ficar muito mais barato do que comprar as plantas todas no final do verão.

 

28 de maio a 3 de junho

Lúcia-lima.

 

Os dias 30 e 31 são os ideais para semear e plantar folhas

No verão e com o calor comem-se mais saladas, a chicória, a mizuna e a rúcula nunca são demais para “apimentar” as suas saladas. Fáceis de semear e de cultivar, só não lhes pode faltar com a rega pois está muito calor e para germinarem as sementes precisam de água. Pode também plantar as suas infusões, lúcia-lima e cidreira  são deliciosas para bebidas quer quentes quer frias.

28 de maio a 3 de junho

Laranjeiras.

 

Semear e plantar frutos

Nos dias 1 e 2 deve plantar e semear mais frutos. Como dia 1 é Dia da Criança, porque não plantar uma árvore de fruto com as suas crianças? Uma laranjeira, limoeiro ou tangerineira até em vaso se dão bem e vai saber bem ter a fruta sempre à mão.

28 de maio a 3 de junho

Cebolas.

 

Semear e plantar raízes 

Dia 3 é o melhor dia para plantar raízes. Cenouras, cebolas e beterraba podem ser uma boa opção, fazem sempre falta e sabem bem em qualquer estação.

28 de maio a 3 de junho

 

Vamos colher o que semeámos

Muito há para colher nesta época do ano: alfaces, espinafres, curgetes, beringelas, beterrabas, tomate, morangos, etc. Segundo o calendário lunar o dia 3 é o melhor para fazer as suas colheitas.

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar