Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 8 a 14 de abril

A primavera é aquela estação do ano em que há sempre alguma coisa para fazer no jardim, na horta, na varanda ou no terraço. Semear, plantar, fertilizar, transplantar. Para que a primavera e o verão sejam produtivos e floridos deite já mãos à obra, plante e semeie o que mais gosta, pois se o fizer vai cuidar com muito mais gosto.

Nos dias 8 plante e semeie frutos

As árvores de fruto são uma mais valia em qualquer espaço de jardim, pomar ou mesmo varanda. A grande limitação das árvores de fruto é a exigência de pelo menos 5 a 6 horas de horas de sol diárias. Sem estas horas a árvore não vai conseguir frutificar. Para as cultivar em vaso deve ter um com pelo menos 50 ou 60 cm de altura e de diâmetro. Pode experimentar e plantar um pessegueiro.

Pêssegos

Condições de cultivo

Zonas quentes com 5 a 6 horas de sol direto por dia, solos  com textura franco-limoso ou sílico-argilosos, profundos e bem drenados, arejados e férteis com matéria orgânica e profundidade maior que 50 cm. O pH deve ser de 6,5-7,0. Devem ser regados com abundância assim que começa o crescimento do fruto no verão ou em períodos de seca.

É importante fertilizar e segundo o nosso especialista Pedro Rau deve usar-se  estrume de ovelha e vaca, farinha de ossos e composto ou/e regar com chorume de vaca bem diluído.

Como Adubo Verde pode usar-se azevém anual, ervilha forrageira, rabano, favarola, luzerna e mostardeira.

Propriedades medicinais do pêssego

Na culinária é utilizado em tartes, doces, conservas, licores, sumos é comido como fruto fresco. A nível, medicinal, as flores e as folhas tem propriedades calmantes. E o fruto atua como energético, diurético, laxante e depurativo.

Beterraba

Nos dias 9, 10, 11 e 14 plante e semeie raízes

Embora existam muitos tipos de beterraba de várias cores, laranja, roxa, etc a que cultivamos normalmente é a beterraba olerácea encarnada. É uma hortícola muito  fácil de cultivar.

Condições de cultivo

Pode fazer a sementeira em tabuleiros e depois quando as plantas estão com 5 cm de altura, fazer o transplante para local definitivo, cuidado para não danificar as raízes.

Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 m e entre plantas 5-10 cm. Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados, atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o ph 6-7,5, regas regulares sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira, não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas.

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

Tem um sabor adocicado com travo a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são utilizados para desintoxicar e purificar o organismo e para dietas de emagrecimento.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É uma fonte natural de vitamina A, B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Goivos

Nos dias 12 e 13 plante e semeie flores

Esta é uma das herbáceas mais tradicionalmente usada nos jardins portugueses, que agora se voltou a começar a usar, tem umas flores muito aromáticas e de variadas cores – branco, rosa e púrpura estão em flor na primavera e no verão.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito e de solos bem drenados, não toleram o encharcamento. Resistem a longos períodos de seca. É uma planta muito rústica que resiste ao frio.

É muito utilizada não nos jardins em bordaduras floridas,  em vasos e floreiras.

Propriedades medicinais dos goivos

As flores de goivo são comestíveis, sendo utilizadas em saladas ou sobremesas. As sementes possuem propriedades medicinais (diuréticas, estimulantes, expetorantes, tónicas). Espécie sensível ao pulgão e ao oídio.

Combater pragas e infestantes

Esta é uma semana favorável para o combate de pragas e doenças e para a eliminação de infestantes, segundo o calendário lunar de 13 a 14 são os dias ideais para fazer estas tarefas. Tenha atenção que na prevenção é que está o ganho, se observar bem as suas plantas consegue evitar que uma série de problemas se alastrem. Pelo menos uma vez por semana observe bem as suas plantas pois elas muitas vezes dão-lhe sinais de que estão afetadas, esteja atento a mudanças de cor, queda, buracos, ou pontas enroladas  nas folhas, veja por cima e por baixo das folhas se há sinas de pintas, manchas, ou insetos de alguma espécie. Quanto mais cedo atacar as pragas e as doenças maior será o sucesso.

Fotos: Thinkstock

Leia também: Calendário lunar de abril

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar