Frutícolas

A bolota

É um alimento que durante séculos foi muito usado nos períodos de escassez e fome, e que agora começou a ter uma nova procura como forma alternativa de alimento saudável e sem glúten.

A bolota é um fruto das espécies do género Quercus, onde se incluem os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras. São espécies com alguma distribuição geográfica, concentrando-se em Portugal a norte do Tejo, no caso dos carvalhos, e a sul do Tejo, no caso dos sobreiros e azinheiras. Todas estas árvores e os seus frutos são muito importantes para a alimentação da fauna selvagem e, no caso dos sobreiros e azinheiras, também para a alimentação de gado, principalmente gado suíno. Os lusitanos e outros povos da pré-história de Portugal utilizavam as bolotas para fazer farinha, com a qual se preparava o pão.

O interesse por esta fonte de alimento, que durante muitos séculos se limitou às épocas de escassez e de fome, tem sido renovado graças à resistência destas plantas ao clima português, à procura de farinhas sem glúten e formas alternativas de alimentação saudável. Iremos focarmo-nos sobretudo na azinheira, Quercus rotundifolia, por ser a espécie que produz melhores bolotas.

Cultivo e colheita

Em Portugal, a azinheira encontra-se essencialmente concentrada em montados de azinho, podendo surgir em conjunto com os sobreiros. As bolotas dos sobreiros e azinheiras são melhores para a alimentação humana do que as dos carvalhos, sobretudo as da azinheira, que são as de melhor qualidade. As azinheiras e sobreiros encontram-se sobretudo a sul do Tejo e gozam de protecção legal por causa do seu papel importante para o ecossistema. Para cultivarmos esta espécie, temos de ter em atenção vários fatores. A azinheira gosta muito de sol pleno e precisa de espaço para a sua copa larga se poder desenvolver. Também temos de pensar no facto de que pode atingir os 12 metros de altura (alguns metros mais em condições excelentes).

O desenvolvimento da azinheira é relativamente lento, mas entre os oito e os dez anos vai começar a produzir os primeiros frutos. A azinheira floresce entre março e abril, amadurecendo os frutos no verão. Pode ser cultivada em diferentes tipos de solos, mas são de evitar os que ficam encharcados, os solos arenosos e os salinos. Prefere os solos calcários. A resistência à seca é muito elevada quando adulta. Aguenta algum frio, mas prefere as zonas quentes e com bastante sol.

Manutenção

Depois de plantada, a azinheira vai precisar de regas nos primeiros anos de vida, para poder estabelecer-se. Isto nos meses mais quentes e secos. Devemos ter o cuidado de evitar transplantá-la, sobretudo nos primeiros anos.

Propriedades e usos

Além de serem transformadas em farinha, para a preparação de pão, bolachas ou bolos, as bolotas podem ser preparadas de outras formas, entrando nos chamados hambúrgueres de bolota e nos enchidos de bolota. A sua importância é acrescida nestes tempos em que muitas pessoas procuram fontes de hidratos de carbono sem glúten e se recupera um ingrediente nativo, de árvores muito rústicas, que enriquece a paleta dos alimentos disponíveis. Algumas espécies de bolotas não devem ser comidas cruas devido ao alto teor de taninos, o que as torna amargas.

As bolotas são ricas em fibras e em proteínas e em lípidos saudáveis, e ainda em vitamina A e E, ferro e potássio e antioxidantes. Também têm sido desenvolvidas bebidas à base de bolota moída, o chamado café de bolota.

A madeira de azinho é de elevada qualidade, usada para diversos trabalhos de marcenaria e carpintaria, e os produtos das podas ou o abate d e árvores secas e doentes são usados para lenha, com alto poder calorífero.

O DESENVOLVIMENTO DA AZINHEIRA é relativamente lento, mas entre os oito e os dez anos vai começar a produzir os primeiros frutos. A azinheira floresce entre março e abril, amadurecendo os frutos no verão.

Poderá Também Gostar