Um jardim é composto por vários elementos que permitem a sua utilização para lazer, descanso ou simplesmente apanhar sol.
Deixe-se levar pelos ambientes exteriores que apresentamos e imagine que poderá criar um assim para si sem grande dificuldade.
Inspire-se nas soluções que lhe apresentamos e transforme o seu jardim numa zona onde lhe apetece descansar nos dias de calor.
Descansar junto à piscina
O espaço verde envolvente de uma piscina é muitas vezes criado com uma geometria semelhante à piscina, como vemos na imagem, onde predominam as linhas retas e um grande relvado envolve toda a zona da piscina.
A sebe alta é um elemento que cria privacidade a quem está na piscina e, neste caso, tratando-se de uma zona de altitude, serve para proteção de ventos, permitindo o usufruto do espaço de modo confortável.
Este jardim com um amplo relvado permite ser utilizado para diversas atividades, criando proximidade entre quem está dentro de água e quem utiliza o relvado.
Como é um espaço com pouca sombra, o chapéu-de-sol é um elemento indispensável para, nas horas de maior calor, servir de proteção solar.
Uma envolvente verdejante
O espaço envolvente de uma piscina não tem de ser sempre amplo para livre utilização.
Imagine-se a nadar nesta piscina onde cada braçada é acompanhada de flores e verde, onde as plantas convivem de perto com a água e quase querem caminhar sobre ela.
Em termos de manutenção, numa zona deste tipo deve existir uma maior preocupação com a poda dos arbustos, para evitar que cresçam para dentro de água e se tornem incompatíveis com a utilização da piscina.
Pequeno espaço relaxante
Quando se tem um espaço pequeno mas bem aproveitado como este, consegue-se obter uma sensação de conforto e diversidade muito interessante.
Estamos perante um jardim onde existe oportunidade para se estar deitado ao sol num pequeno relvado, sentado a ler um livro ou a beber um chá ou café, ou apenas contemplar a variedade de vegetação.
Este espaço foi valorizado utilizando materiais resistentes e tornando o espaço mais confortável e privado com a colocação de vedação em madeira.
Peças de decoração como lanternas, almofadas e até uma casa para pássaros fazem com que o espaço seja mais apelativo.
Um espaço pensado para o convívio
Um espaço dedicado às refeições ao ar livre, aos churrascos que se prolongam pela noite fora. Aqui encontramos aquilo que faz falta para bons momentos de convívio.
O espaço convida à sua utilização de dia e de noite, rodeado de verde e muros que conferem conforto e que o individualizam do restante jardim, com relva e plantações mais exuberantes.
Existe um jogo de texturas com os pavimentos, linhas orgânicas e tons de terra, transmitindo conforto com uma baixa manutenção.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.