Inspirações

Expo Orquídeas Lisboa 2020

Com organização do Clube dos Orquidófilos de Portugal, realizou-se, no início de março, a quinta edição deste evento que é já emblemático da cidade de Lisboa.

As exposições internacionais de orquídeas são bastante importantes porque são das poucas oportunidades que, em Portugal, tanto os sócios do Clube como os restantes interessados, aficionados, colecionadores e todos os outros nomes que possamos dar aos apaixonados por estas plantas têm de se juntar, trocar ideias, aprender com especialistas e comprar exemplares especiais, raros e que de outra maneira só se conseguiriam no estrangeiro.

A Expo Orquídeas Lisboa tem vindo a crescer deste a sua primeira edição, em 2016.

É sempre realizada no salão de festas do Jardim Zoológico, um espaço que já está a ficar pequeno para os visitantes e expositores presentes e teve, este ano, o seu maior número de visitantes.

Exposições temáticas

Todos os anos, existe um tema que liga as várias iniciativas e os temas já foram tão variados como por exemplo ”Os Caçadores de Orquídeas”, “Os Ilustradores Botânicos”, “Os Polinizadores das Orquídeas”, “As Orquídeas da Baunilha” e, em 2020, depois da viagem que alguns membros do clube fizeram à Colômbia, no passado mês de novembro, só podia ser “As Orquídeas Colombianas” (ver os dois artigos anteriores dos meses de fevereiro e março da Jardins).

Assim, tivemos a abertura do evento por uma represente da embaixada da Colômbia que muito felicitou o evento, decorações colombianas e até alguns colaboradores vestidos com chapéus e ponchos típicos da Colômbia.

Uma das palestras relatou a viagem à Colômbia que o Michael Benedito fez ainda como estudante do Jardim Botânico de Kew, e as cores amarelo, azul e vermelho da bandeira colombiana marcaram a sua presença em muitos locais, assim como a sua flor nacional, a bonita orquídea Cattleya trianae.

Nas restantes palestras, que estiveram sempre cheias de público, falou-se também sobre o género Phragmipedium, sobre as espécies e alguns híbridos de Cymbidium, sobre o cultivo de Paphiopedilum, sobre a montagem de terrários plantados, sobre o cultivo de orquídeas em Kokedama e demonstrações de cultivo de orquídeas, em vaso, montadas em cortiça e em copos de barro com reservatório de água.

Muitos e variados temas sempre com a participação do público muito interessado.

Os expositores

Os melhores que temos em Portugal, de norte a sul e alguns dos melhores vindo do estrangeiro (Brasil, Equador e Peru), marcaram presença tanto na venda de orquídeas, como também, bromélias, tillandsias, suculentas e outras plantas exóticas, assim como duas marcas portuguesas de produtos para orquídeas, substratos e fitossanitários.

E, como sempre, também algum artesanato, joalharia e produtos nacionais, onde salientamos os licores e geleia de orquídea. Como não podia deixar de ser, a revista Jardins esteve também presente como acontece desde a primeira edição.

Os melhores exemplares

Um dos pontos altos é a exposição das orquídeas dos sócios do clube, de onde são escolhidas por um jurado composto por vários especialistas de orquídeas, os melhores exemplares dentro de várias secções.

Este ano estiveram expostas 135 plantas e destas foram premiadas as espécies Lycaste skinneri, Paphiopedilum micranthum eburneum e Maxillaria porphyrostele, os híbridos Lycaste Firebird, Paphiopedilum iona e Dendrobium x delicatum, as miniaturas Sophronitis coccinea e Maxillaria schunkeana e ainda um Paphiopedilum estella, um Dendrobium kingianum híbrido e um Cymbidium Cliff Hutchings ‘New Horizon’.

O melhor exemplar da exposição coincidiu com a Escolha do Público, prémios que foram atribuídos também à Lycaste Firebird com as suas magníficas flores púrpura.

Este ano, o grupo de artistas Sketchus Botanicus esteve também presente durante todo o evento a desenhar e pintar, ao vivo, em vários estilos e com materiais diversos, as nossas orquídeas. O resultado foi espetacular e foram produzidas excelentes obras.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar