Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 12 a 18 de maio

Depois de dias chuvosos e frios, está de volta a primavera, mas desta vez com temperaturas de verão. Esta é a semana certa para fazer as suas sementeiras e plantações, mas cuidado com as temperaturas altas que aí vêm! Não se esqueça de dar especial atenção à rega.

Prepare já a sua horta de verão, bem como o seu jardim de plantas aromáticas, indispensável para refeições de verão deliciosas.

Nos dias 12 e 13 semeie e plante frutos

Quiabo

 

Embora não seja muito usual em Portugal, dá-se muito bem e é cada vez mais usado o seu fruto a confeção de refeições. É um ingrediente indispensável em muitos pratos africanos e brasileiros. Esta é uma planta anual que pode facilmente cultivar-se em vaso, no jardim ou na horta. Tem a vantagem de ter uma flor muito bonita que quase parece um hibisco.

Condições de cultivo

Deve semear-se em tabuleiros e transplantar na primavera, pode comprar agora as plantas já grandes. Gosta de zonas com muito sol e calor. Deve manter o solo húmido sem encharcar. Deve fertilizar com um adubo de fundo quando planta e pode também colocar húmus de minhoca ou composto. Colhe-se no verão fruto a fruto.

Propriedades medicinais e benefícios dos quiabos

São uma grande fonte de vitaminas A, C e B1, bem como de cálcio o que contribui para o fortalecimento dos ossos. São muito ricos em fibras que ajudam o funcionamento dos intestinos. Previnem as doenças cardíacas. Normalmente são consumidos, estufados ou cozidos.

Nos dias 14,15,16 e 17 segundo o calendário lunar é o melhor dia para semear raízes

Cebola

Este é daqueles legumes absolutamente indispensável em grande parte de pratos culinários em todo o mundo, pode ser consumida crua, assada, frita, cozida, etc. É fácil de cultivar e há muitas variedades diferentes pelas quais pode optar.

Condições de cultivo

Pode ser cultivada ao longo de todo o ano. Existem muitas variedades de cebola: para consumo fresco, as que se armazenam secas e as que se transformam em pickles. Pode ter cebolinhas pequenas se semear uma grande densidade nos talhões.

A sementeira pode ser feita em tabuleiros ou em local definitivo. Germinam e crescem lentamente, só ao fim de 3 a 4 meses podem ser transplantadas. Quando transplantar corte 1/3 das folhas e das raízes e enterre o pequeno bolbo. Deixe uma distância de 10 cm entre plantas.

Não aguenta encharcamento, pelo que deve ter muito cuidado com o excesso de rega. Não é muito exigente em fertilização, basta fertilizar com composto ou húmus quando da plantação. Faça a colheita em dias quentes e secos e deixe de regar nos 15 dias anteriores.

Propriedades medicinais e benefícios das raízes

A melhor forma de usufruir dos benefícios da cebola é consumi-la crua. Ela estimula o pâncreas, a vesícula, o fígado e o estômago. É rica em vitaminas do complexo B que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso e imunitário.

No dia 18 pode plantar ou semear flores

Petúnias


São sem dúvida as flores mais bonitas para celebrar a primavera e o verão. Há de várias cores e tamanhos. A Petunia surfinia com os seus ramos pendentes é excelente para cestos suspensos, floreiras de janela e outras e a Petunia grandiflora é a indicada para utilizar para fazer bordaduras floridas no seu jardim ou para plantar em canteiros ou floreiras grandes. São plantas anuais cuja floração irá durar até ao outono.

Veja o vídeo: COMO FAZER UMA FLOREIRA DE PETÚNIAS

Condições de cultivo de petúnias

São plantas que gostam de sol direto, de substrato rico em matéria orgânica. Pode usar um especialmente indicado para plantas com flor. Necessitam de regas regulares não aguentando a secura mas também não gostam de solos encharcados. Deve ir removendo as flores velhas para estimular novas florações. Quando em canteiro deve deixar uma distância entre plantas de cerca de 20-30 cm.

Fotos: Shutterstock

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar