Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 14 a 20 de abril

Nesta semana que antecede o domingo de páscoa, a semana Santa muitas pessoas estão de férias e as crianças estão em casa, é uma excelente oportunidade para em conjunto fazerem sementeiras e plantações já para a próxima estação.

No dia  14 segundo o calendário lunar é o melhor dia para semear e plantar folhas

A rúcula é talvez das plantas mais fáceis de cultivar, na horta, em vaso ou em floreira, é deliciosa, com um sabor picante. As  folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou refogadas, muito utilizada em inúmeros pratos culinários, entradas, saladas, sanduíches, etc.

Condições de cultivo

Gosta de temperaturas amenas (16-22ºC), sol direto e luz. Prefere colos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com pH 6-7. Necessita de regas regulares.  Semeie em local definitivo, a uma profundidade não superior a 0,5 cm. Normalmente as sementes germinam em 4 a 8 dias e estão prontas para ser consumidas em 20.60 dias. Pode optar por arrancar toda a planta ou apenas por retirar as que têm as folhas maiores. Se tiver uma horta urbana pequena, aproveite o espaço livre para semear rúcula, ela tem um ciclo de crescimento mais rápido e enquanto os tomateiros, pimentos, etc vão crescendo, ela germina, cresce e é consumida.

Propriedades medicinais e benefícios da rúcula

Fonte de vitaminas A, C e K,  muito importante para a saúde dos olhos e também pela sua riqueza em carotenoides que desaceleram o processo degenerativo pele. Fortalece o sistema imunitário e atua na renovação das células do nosso corpo. Melhora as funções cerebrais.

Rúcula

 

Nos dias 15 e 16   pode plantar ou semear frutos

Beringela

 

A beringela é  de facto um fruto saudável e delicioso, versátil e excelente quando consumida poucas horas a seguir à colheita. Baixa e calorias e muito saudável é um excelente acompanhamento, prato principal ou ingrediente de saladas quentes ou frias. Consome-se assada, estufada, frita ou grelhada.

Condições de cultivo

Necessita de 4 a 5 horas de sol direto e de um substrato rico em matéria orgânica. O ideal é comprar uma planta já formada no viveiro e plantá-la num vaso grande, apenas uma planta por vaso. Se plantar na horta deixe um afastamento de 50 a 60 cm entre plantas. Faça a colheita dos frutos à medida das suas necessidades cortando o fruto pelo pedúnculo com uma tesoura de poda ou faca de colheita.

Propriedades medicinais e benefícios da beringela

Um legume muito rico em vitamina A e C, em cálcio e potássio e também em iodo.

Tem propriedades anti anémicas, anticancerígenas, antirreumáticas e laxantes. O consumo da beringela está indicado no controlo a abcessos, cólicas, anemia, cancro do estomago, reumatismo e retenção de líquidos entre outras.

Curiosidade

Para além do consumo do fruto em si as folhas da beringela podem ser utilizadas para fazer cataplasmas para aliviar as queimaduras e acalmar as dores.

Nos dias 17, 18 e 19 deve semear ou plantar as suas raízes

Aipo

 

Uma planta indispensável na horta e no jardim, perene e fácil de cultivar.

Condições de cultivo

Precisa de zonas com muito sol, não é muito exigente em termos de solo nem em adubação, desde que sejam bem drenados. Semeie em tabuleiros e quando a planta tiver 12 cm de altura e 2 ou 3 folhas definitivas transplante-a para o local definitivo, deixando uma distância de 40-50 cm entre plantas e entre linhas.

Pode colher a planta toda de uma vez ou ir cortando os talos à medida que precisa. A raiz de aipo não é muito conhecida nem muito utilizada em Portugal. Depois de retirarmos a casca grossa, a esta raiz, encontramos um vegetal branco, com uma textura semelhante a um nabo, mas com um sabor ligeiramente picante e muito fresco, com um sabor entre o aipo e a salsa.

Propriedades medicinais e benefícios do aipo

É talvez dos legumes mais saudáveis e com mais propriedades medicinais: adstringente, afrodisíaco, antirreumático, antissético, desintoxicante, depurativo, drenante pulmonar, purificador do organismo, regenerador sanguíneo e remineralinzante.

Veja o vídeo: Como plantar uma salada

Leitura recomendada: Comece a jardinar: guia para principiantes

No dia 20 pode semear ou plantar flores e arbustos

Esta é uma das flores mais bonitas para ter na primavera, florações intensas e duradouras, há variedades de muitas cores que pode combinar entre si. Pode conjugá-las com outras plantas como as alegrias-do-lar ou plantá-las em grandes vasos ou floreiras sozinhas.

Condições de cultivo

Necessitam de zonas com muita luz mas não aguentam sol direto forte, no máximo as horas de sol de manhã. Gostam de substratos bem drenados mas não aguentam o excesso de água, deixar secar o substrato entre regas. Deve remover as fores secas para estimular novas florações.

Campânula

 

Sugestões de leitura: Conheça os milhos 

 

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar