Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 16 a 22 de fevereiro

Nesta semana de final de inverno, o tempo já vai estando mais seco, por isso aproveite para plantar e semear as suas hortaliças de folha e raiz tão saborosas e procuradas na próxima estação.

Nos dias 16, 17 e 18 pode semear ou plantar ruibarbo

Ruibarbo

25 de fevereiro a 3 de março

Esta é uma planta muito antiga e com muitas propriedades quer gastronómicas quer medicinais.

Tem também a vantagem de ser uma planta muito ornamental que acaba por dar alguma cor à horta.

Como cultivar

Pode semear agora em local definitivo ou em tabuleiros e transplantar mais tarde. Deixe 90 cm de distância entre linhas e entre plantas. Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e enriquecido em matéria orgânica.

Propriedades medicinais e gastronómicas do ruibarbo

É um estimulante do funcionamento do sistema digestivo. Muito usado em tartes, doces, compotas, sobremesas, e também em molhos e vinagretes.

Nos dias 19 e 20 deve semear os seus frutos

Pimentos

Há uma grande variedade de pimentos que pode cultivar na sua horta, jardim ou mesmo na varanda ou no terraço.

São fáceis de cultivar e acabam por também ser uma planta ornamental, pois os seus frutos são muito bonitos e pode ser de várias cores: encarnados, verdes, amarelos ou cor de laranja.

Como cultivar

Deve começar a fazer as sementeiras agora em tabuleiros e transplante-os para local definitivo na primavera quando já tiverem 4 a 5 folhas definitivas.

Deve deixar uma distância entre linhas de 50-60 cm e entre plantas de 40-50 cm.  A colheita é feita quando os pimentos já estão maduros (2,5 a 3 meses depois da sementeira).

Propriedades e benefícios do pimento

É uma excelente fonte de vitaminas, sais minerais e antioxidantes. O pimento é muito rico em capsaicina, substância presente nas pimentas ( plantas do género Capsicum) que são capazes de estimular a produção de hormonas como a adrenalina o que aumenta o metabolismo.

O pimento tem ainda muitas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e é também um estimulante da circulação sanguínea.

Nos dias 20, 21, e 22 deve semear as suas raízes

Pastinaca

Estamos na época ideal do ano para semear grande parte das suas plantas de raiz , se nunca experimentou, aventure-se a semear  pastinacas, parecidas com a cenoura em tipo de cultivo. São deliciosas, muito nutritivas e originais.

Como cultivar

 Como todas as plantas cuja parte comestível é a raiz, precisa  um terreno bem preparado com  o recurso a de lavoura profunda e esmiuçamento da terra com grade, para que as pastinacas se desenvolvam em boas condições.

Pode semear defevereiro-maio ou setembro-outubro. Faça uma sementeira a a lanço ou em regos. Pode fazer a sementeira em local definitivo ou semear em tabuleiros e transplantá-las na altura certa.

Propriedades e benefícios da pastinaca

Possui propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes, antirreumáticas, facilita a digestão, diminui o colesterol, combate as constipações, acalma a tosse e é afrodisíaco.

Utilizado como adelgaçante e combate a hipertensão, gota, retenção de líquidos e cálculos renais.

Nos dias 20 a 22 deve dar especial atenção ao combate a pragas e infestantes

Agora que o inverno está mais ameno, com temperaturas mais altas, começam a aparecer uma serie de pragas e doenças.

Convém estarmos muito atentos para não deixar que estas evoluam. Sempre que possível combata-as de forma orgânica.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar