Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 17 a 23 de novembro

O outono é uma excelente época do ano para jardinar, há muitas plantações que pode fazer agora, bem como pode e deve cavar o seu jardim ou horta para garantir que a água da chuva se vai infiltrar bem. Já diz o provérbio que “uma boa cava é sinónimo de uma boa rega”.

O dia 17 é ótimo para plantar ou semear as suas flores

Rosa

As roseiras são uma peça fundamental de qualquer jardim, horta ou mesmo varanda ou terraço, desde que tenha as condições necessárias para elas se desenvolverem.

Nesta época do ano as roseiras de raiz nua começam a aparecer no mercado. São uma excelente opção pois são muito mais baratas, há uma grande variedade de rosas inglesas muito aromáticas de produtores como o David Austin.

Como cultivar as suas roseiras

Pode plantar as suas roseiras no jardim na horta ou em vaso ou no jardim. Atenção que elas gostam de zonas com muito sol direto e abrigadas do vento.

Necessitam de ser fertilizadas quando da plantação, com um adubo específico para roseiras, e depois só precisam de ser fertilizadas na primavera quando estiverem a iniciar a sua floração.

Devem ser podadas no inverno, quando estão completamente caducas e aproveite para fazer estacas dos restos de poda, para multiplicar as suas roseiras poupando dinheiro.

Propriedades e benefícios das pétalas de rosas

As pétalas de rosas são benéficas para a pele. A água de rosas é especialmente recomendada para as peles secas e sensíveis. A infusão de pétalas de rosas alivia as dores de garganta e é uma fonte de vitaminas.

No dia 18 pode semear ou plantar folhas

Couve-frisada ou kale

30 a 5 de janeiro

Em Portugal somos grandes consumidores de couves e o inverno é  considerada a estação por excelência das couves.

Uma das minhas couves favoritas é a couve-frisada (também conhecia por kale), muito usada em batidos verdes e smoothies é igualmente deliciosa, crua e, em saladas,  estufada, salteada ou cozida.

Esta é uma couve de folha e não de cabeça, muito fácil de cultivar.

Como cultivar

Semeie já em tabuleiros para transplantar para o exterior no início da primavera e continuar a ter esta couve. É muito resistente ao frio e tolera temperaturas negativas.

Propriedades e benefícios das couves

Muito nutritiva e baixa calorias, ideal para dietas de perda de peso. Rica em vitaminas A, C e K, em ferro, ácido fólico, magnésio, cálcio e fibras. Uma fonte natural de antioxidantes.

Ajuda a reduzir o colesterol, previne doenças oculares e fortalece o sistema imunitário.

Nos dias 19, 20 e 21 pode semear ou plantar com sucesso os seus frutos

Ervilha

As ervilhas são o fruto de uma planta leguminosa fácil de cultivar e deliciosa. Pode começar a semear a partir de agora e não se vai arrepender, são fáceis de cultivar e um alimento delicioso e nutritivo para o inverno.

Condições de cultivo

Devem ser semeadas em local definitivo, a partir de novembro e até fevereiro ou março. Devem ser semeadas entre o quarto crescente e a lua cheia.  Preferem um solo rico em matéria orgânica e com o pH 6-7,5.

Prepare o terreno cavando-o e incorporando bastante matéria orgânico, húmus ou composto. Se for preciso corrigir o pH pode incorporar no solo calcário dolomítico.

Abra um rego de cerca de 10 cm de profundidade. Semeie as ervilhas a 5 cm de profundidade e com uma distância de 30cm entre plantas. Regue a seguir a fazer a sementeira.

Cuidados de manutenção

As ervilhas durante o seu desenvolvimento necessitam sempre que o solo esteja húmido, se o deixar secar completamente pode comprometer a produção. Mas não suportam solos encharcados.

Quando começam a germinar deve protege-las das geadas e dos animais. A colheita é feita aproximadamente 90 dias após a sementeira.

Propriedades e benefícios das ervilhas

São indispensáveis na nossa alimentação, bem como todas as outras leguminosas. São uma fonte de bons hidratos de carbono, de fibras,  ferro e de vitaminas A, B, C, E e K.

São benéficas para o coração, diabetes, pois têm um baixo índice glicémico, antioxidantes naturais, retardam o envelhecimento da pele, previnem a osteoporose, combatem a anemia e reforçam o sistema imunitário.

Os dias 22 e 23 são os ideais para plantar ou semear as suas raízes

Pastinaca

cultivar pastinaca

Descobri a pastinaca ou cherovia há poucos anos, desde que comecei a comprar um cabaz de hortícolas biológicas e que trás sempre novidades em cada estação.

Esta hortícola era consumida pelos gregos e pelos romanos, era um alimento muito comum antes da introdução da batata.

Na Europa era utilizada como adoçante antes da introdução da cana-de-açúcar. Há muitas variedades, umas mais longas e outras mais arredondadas.

Como cultivar

Pode cultivar a pastinaca em solos profundos, frescos e ricos em matéria orgânica, com um pH entre 6-7. Semeie já em tabuleiros ou em local definitivo, fazendo uma sementeira por regos. A germinação normalmente dá-se e duas ou três semanas.

Deve fazer uma adubação de fundo com estrume bem curtido ou farinha de peixe. Deixe sempre uma distância entre linhas de 30 a 40 cm e entre plantas de 15 a 25 cm.

Tenha em atenção às mondas pois o excesso de plantas infestantes pode competir com a pastinaca e prejudicar o seu desenvolvimento.

Propriedades e benefícios da pastinaca

A pastinaca tem propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes, e digestivas, diminui o colesterol, controla a obstipação intestinal, acalma a tosse e dizem que é afrodisíaca.

Os dias 22 e 23 são os ideais para combater pragas e doenças e eliminar infestantes

Com a humidade no ar e as temperaturas que ainda estão amenas, estão reunidas as condições ideais para o aparecimento de plantas infestantes e de algumas pragas e doenças.

Não descuide as suas plantas, observe-as bem e ao mínimo sinal de alteração ataque logo, pois quanto mais cedo se combaterem as pragas e doenças maior será o sucesso.

Monde as ervas daninhas para não deixar que estas entrem em competição com as suas culturas, principalmente as que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar