Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 18 a 24 de novembro

Alface

Este ano o outono veio molhado, na próxima semana há previsão de chuva um pouco por todo o país. Pode aproveitar para fazer o planeamento da horta e do jardim e algumas sementeiras em estufa, abrigo ou dentro de casa, para não atrasar as suas culturas de primavera.

Nos dias 18, 19 e 20 plantar ou semear plantas de folha

Muitas são as hortícolas de folha que pode e deve semear nesta época, as alfaces são daquelas que devem ter sempre à mão.

A alface não só indispensável em saladas e sanduíches, mas também em sopas. Há alfaces de muitas variedades, de folha lisa ou frisada, mais ou menos crocante de folha mais verde ou mais esbranquiçada, há alfaces para todos os gostos, pode cultivar-se todo o ano, na horta, no jardim ou mesmo na varanda em vaso ou floreira.

Tem muitas propriedades para além de ser baixa em calorias e rica em nutrientes por isso aconselhada em dietas de perda de peso. Muita rica em vitaminas A, K e C bem como em ácido fólico, tem poderes antioxidantes e a sua ingestão ajuda a manter a pele saudável e mais firme.

Ervilhas

Nos dias 21 e 22 pode e deve semear e plantar frutos

As ervilhas são uma planta leguminosa fácil de cultivar e deliciosa. Pode começar a semear a partir de agora e não se vai arrepender.

Propriedades das ervilhas

São indispensáveis na nossa alimentação, bem como todas as outras leguminosas. São uma fonte de bons hidratos de carbono, de fibras, ferro e de vitaminas A, B, C, E e K.

São benéficas para o coração, diabetes, pois têm um baixo índice glicémico, antioxidantes naturais, retardam o envelhecimento da pele, previnem a osteoporose, combatem a anemia e reforçam o sistema imunitário.

Condições de cultivo

Devem ser semeadas em local definitivo, a partir de novembro e até fevereiro ou março. Devem ser semeadas entre o quarto crescente e a lua cheia. Preferem um solo rico em matéria orgânica e com o pH 6-7,5.

Prepare o terreno cavando-o e incorporando bastante matéria orgânico, húmus ou composto. Se for preciso corrigir o pH pode incorporar no solo calcário dolomítico.

Abra um rego de cerca de 10 cm de profundidade. Semeie as ervilhas a 5 cm de profundidade e com uma distância de 30 cm entre plantas. Regue a seguir a fazer a sementeira.

Cuidados de manutenção

As ervilhas durante o seu desenvolvimento necessitam sempre que o solo esteja húmido, se o deixar secar completamente pode comprometer a produção. Mas não suportam solos encharcados. Quando começam a germinar deve protege-las das geadas e dos animais. A colheita é feita aproximadamente 90 dias após a sementeira.

Cebolas

Nos dias 23 e 24 pode e deve semear e plantas de raiz

As cebolas são indispensáveis na confeção de grande parte dos pratos da culinária portuguesa. Como tal, são indispensáveis nas hortas de norte a sul do país.

Existem muitas variedades de cebolas: brancas, roxas e amarelas, maiores e mais pequenas.

Propriedades da cebola

Desde o antigo Egipto que as cebolas são conhecidas pelo se poder antissético (os faraós eram enterrados com cebolas para que as múmias se conservassem melhor). Baixa em caloria, apenas 64 kcal/100g, rica em  vitamina C, B6, A e E, bem como em ácido fólico, ferro, sódio e potássio. Estimula o funcionamento dos rins, melhora a circulação, fortalece o sistema imunitário e é um antioxidante natural.

Condições de cultivo

Devem ser semeadas em camalhões (canteiros elevados) nos quais se deve adicionar bastante matéria orgânica. A terra deve ser trabalhada antes da sementeira, para ficar fofa e garantir uma boa drenagem.

Ao longo do camalhão vá fazendo uma distribuição uniforme da semente, colocando por cima uma fina camada de terra.

Cuidados de manutenção

Se estiver a fazer a sementeira numa zona muito fria, tem de proteger as suas cebolas, para que estas não sofram com a geada, utilizando plástico ou manta térmica. Pode optar por fazer agora a sementeira em tabuleiro em local protegido do frio, em casa, estufa ou abrigo. Deve plantar o cebolo em local definitivo a partir de março.

A colheita da cebola para secar deve ser feita no verão, para consumir a cebola fresca colha-a na primavera e use-a como se faz como alho francês.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de novembro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar