Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 18 a 24 de outubro

Uma semana de chuva um pouco por todo o pais, a seguir a uma semana de verão, parece que o outono se começa a fazer sentir. Uma boa época para plantar árvores e arbustos e também para adiantar as suas sementeiras da próxima estação.

Semear e plantar folhas nos dias 18, 19 e 20

Rúcula

Esta é uma planta,com um sabor picante, fácil de cultivar e de cuidar, na horta, no jardim e até em floreira ou vaso. As folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou refogadas, muito utilizada em inúmeros pratos culinários.

Para além das folhas as suas sementes também são consumidas, podendo substituir as de mostarda.

Há dois tipos de rúcula, a rúcula-selvagem e a rúcula cultivada, esta última normalmente não se encontra no supermercado, tem uma folha maior e é deliciosa.

Condições de cultivo

Gosta de temperaturas amenas (16-22 ºC), sol direto e luz. Prefere colos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com pH 6-7. Necessita de regas regulares. 

Como semear 

 Semeie em local definitivo, a uma profundidade não superior a 0,5 cm. Normalmente as sementes germinam em 4 a 8 dias e estão prontas para ser consumidas em 20-60 dias.

Pode optar por arrancar toda a planta ou apenas por retirar as que têm as folhas maiores.

Propriedades medicinais e benefícios da rúcula

Fonte poderosa de vitaminas A, C e K, fundamental na manutenção da saúde ocular também pela sua riqueza em carotenoides que desaceleram o processo degenerativo dos olhos e da pele.

Fortalece o sistema imunitário e atua na renovação das células do nosso corpo. Melhora as funções cerebrais.

Os dias 21, 22 e 23 são os ideais para semear e plantar frutos

Anona

A anona-comum (Annona cherimola) é uma árvore de porte médio, oriunda do Equador, Peru e Chile, de altitudes em torno de 700 m.

A anona-comum (Annona cherimola) é um fruto muito apreciado e consegue-se cultiva-lo em Portugal desde que não sejam zonas muito frias.

É uma espécie originária da América do Sul, das zonas andinas do Equador, Bolívia e Peru que tem sido cada vez mais cultivada e apreciada em todo o mundo, e é bastante rústica em Portugal.

Normalmente é de folha caduca, mas nas zonas mais quentes do país como sejam o Algarve, a Madeira e os Açores pode não perder as folhas. É amplamente cultivada nas ilhas portuguesas. 

Condições de cultivo

Zonas mais quentes e abrigadas, de preferência viradas a Sul. Abrigada dos ventos e recebendo sol pleno a anoneira irá desenvolver-se de forma esplêndida, sendo necessário podá-la para controlar o seu crescimento, para além de estimular a floração. 

Como plantar e manter

A melhor altura para plantá-la é no outono, inverno e início da primavera. Germina muito facilmente, mas é preferível comprarmos plantas enxertadas ou reproduzi-las através de estacas. 

Como é uma árvore que pode crescer bastante deve ser podada para controlar o seu crescimento. Esta deve ser efetuada nos meses de Inverno. 

A adubação deve ser feita na primavera

Propriedades e benefícios da anona

Rica em nutrientes ajuda a ter uma alimentação saudável. É uma fruta rica em vitaminas C e B6 que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios e que possui igualmente minerais como o cobre, o fósforo, o potássio e o magnésio.

O dia 24 é o ideal para semear e plantar raizes

Nabo

Os nabos são de plantas cuja parte comestível é a raiz e que são absolutamente indispensáveis em qualquer horta tradicional ou urbana.

São hortícolas muito versáteis para utilizar em grande parte dos pratos culinários.

Um legume que pode cultivar ao longo de todo o ano e que é indispensável na horta. É muito rápido o seu desenvolvimento pois tem um período vegetativo de dois meses.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente.

Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra. 

Como semear

Semeie diretamente no local definitivo pois não aguentam o transplante. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar. 

Propriedades e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.

Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar