Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 11 a 17 de outubro

Uma semana de outono com temperaturas quase de verão aproveite para adiantar as tarefas da horta e do jardim. São muitas as sementeiras e plantações de hortícolas que pode fazer agora.

Semear e plantar folhas nos dias 11 e 12

Alfaces

cultivar na horta

A alface é indispensável em saladas e sanduíches, mas também em sopas. Há alfaces de muitas variedades, de folha lisa ou frisada, mais ou menos crocante de folha mais verde ou mais esbranquiçada, há alfaces para todos os gostos, pode cultivar-se todo o ano, na horta, no jardim ou mesmo na varanda em vaso ou floreira.

Condições de cultivo

Prefere solos ricos em matéria orgânica, sem excesso de humidade e com ph 6,5-7. 

Como semear e manter

Semeie em tabuleiros, faça um escalonamento com desfasamento de 15 dias entre sementeiras para ter alfaces durante um período mais longo.

Transplante-as para local definitivo quando e tiverem 5 a 6 folhas definitivas. Plante-as com uma distancia de 35-40 cm entre plantas e entre linhas.

Necessitam de regas regulares sem nunca encharcar.

Propriedades e benefícios da alface

Tem muitas propriedades para além de ser baixa em calorias e rica em nutrientes por isso aconselhada em dietas de perda de peso.

Muito rica em vitaminas A, K e C bem como em ácido fólico, tem poderes antioxidantes e a sua ingestão ajuda a manter a pele saudável e mais firme.

Semear e plantar frutos nos dias 13 e 14

Mirtilos

tarefas
Mirtilos.

Cada vez há mais pessoas a quererem cultivar os seus frutos vermelhos no jardim, na horta, ou mesmo no terraço ou na varanda, os mirtilos são fáceis de cultivar desde que sejam zonas com horas de frio suficientes por ano.

Condições de cultivo 

Zonas com muito sol, de preferência viradas a sul, onde não haja geadas. Gostam de solos arenosos, leves, com com boa drenagem. O solo deve ter um pH ácido, entre 4,5 e 5,5.

Necessitam de pelo menos 700 horas de temperaturas em torno dos 10 ºC durante a fase de dormência e não gostam de temperaturas demasiado altas no verão. 

Como plantar 

Podem ser cultivados em vasos. Quando os frutos começam a amadurecer, pode usar-se rede para os proteger do apetite dos pássaros.

Convém ter pelo menos duas plantas para se realizar a polinização cruzada, obtendo frutos maiores e mais cedo.

Manutenção

É necessário fazer uma monda para evitar a competição de outras plantas, uma vez que são plantas de baixo porte com raízes pouco profundas. A poda estimula a floração e aumenta a produção de bagas.

A rega é importante e deve ser aplicada com sistema gota a gota, visto que as raízes são superficiais.

A fertilização deve ser feita no final do inverno, tendo em conta que uma fertilização excessiva pode danificar a planta e comprometer a colheita.

Propriedades e benefícios dos mirtilos

São frutos ricos em vitaminas A, B, C e K, e em minerais como o potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco e selénio.

Ricos em antioxidantes com as antocianinas, os flavonoides e os compostos fenólicos. Fazem bem ao sistema circulatório, aos olhos e ajudam a regular a tensão arterial e o colesterol.

Combatem e previnem as infeções urinárias.

Semear e plantar raízes nos dias 15, 16 e 17

Rabanetes

Os rabanetes são das hortícolas mais fáceis e mais rápidas de cultivar, por isso a ideal para quem quer cultivar com as crianças. Há muitas variedades de rabanetes mais ou menos picantes ou doces consoante o gosto de cada um. 

Condições de cultivo

Gostam de zonas com sol direto, solos fofos e sem pedras, ph acima de 5,5.

Necessitam de regas regulares, nunca deixando o solo totalmente seco mas nunca encharcando. 

Como semear

Pode fazer a sementeira em local definitivo em linhas afastadas de 30-40 cm umas das outras.

Propriedades medicinais e benefícios do rabanete

Rico em isocianato que é um composto conhecido por ajudar na prevenção e combate de alguns tipos de cancro.

Desintoxicante natural do fígado e dos rins, diurético, promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular e dos intestinos.

Nos dias 14 a 17 combata as pragas e as doenças

Nesta época do ano com humidade e temperaturas altas muitas são as pragas e doenças que vão aparecer, estejam atentos a alterações nas vossas plantas, principalmente o aparecimento de manchas, pintas, necroses, etc. Quando mais cedo atuar maior será o sucesso.

Nos dias 14 a 17 faça as suas colheitas

Aproveite para fazer as colheitas da estação, o final dos vários tipos de tomate, os pimentos, as melancias, etc.

As couves, as abóboras e as curgetes estão no auge e aproveite para colher, consumir e conservar.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar