Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 2 a 8 de fevereiro

Esta primeira semana de fevereiro é muito importante para semear e preparar algumas tarefas para a sua horta e jardim de primavera.

O dia 2 é o ideal para semear as suas plantas de frutos

Morangueiro

Está na hora de começar a semear os morangos são frutas absolutamente indispensáveis em qualquer horta, jardim ou mesmo varanda ou terraço. São originários da Europa e sabemos que são consumidos desde o sec. XV em França e em Inglaterra.

São muito fáceis de cultivar pois necessitam de pouca altura de substrato, podem ser cultivados em floreiras ou vasos suspensos.

As folhas e frutos não devem estar em contacto com a terra pois apodrecem, se estiverem no solo, coloque palha ou casca de pinheiro.

Condições de cultivo

Os morangos para se desenvolverem em condições necessitam de muita luz e algumas horas de sol direto por dia, nas zonas mais quentes convém protegê-los nas horas mais quentes do sol direto.

Gostam de substratos/solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, com pH 5,5-6,5, devem ser regados regularmente sem encharcar. Quando se plantam deve ser deixada uma distancia entre plantas de 25-30 cm.

A colheita deve ser feita quando os frutos estão maduros. Tenha o cuidado de escolher variedades que frutifiquem mais do que uma vez ao longo do ano.

Aquilo que nos normalmente pensamos que é o fruto é na realidade o receptáculo floral do morango, os frutos são os pontinhos brancos.

Propriedades medicinais e benefícios dos morangos

São frutos pouco calóricos e quando comidos frescos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, são adequados para dietas de emagrecimento e também para diabéticos.

É um antioxidante natural, promovendo a saúde ocular, é também um anti-inflamatório natural.

Rico em vitaminas C e B6, em ácido fólico, ómega 3, fósforo, magnésio, manganês e ainda em potássio, um vasodilatador natural, o que torna um excelente aliado do coração.

Os dias 3, 4 e 5 são aqueles em que preferencialmente deverá semear e plantar as suas raízes

Alcachofra-de-Jerusalém

Para esta semana deixo como sugestão o cultivo de um legume pouco usual mas delicioso, saudável e fácil de cultivar.

Estou a falar do tupinambo, a que também se chama alcachofra-de-Jerusalém e girassol-batateiro. É uma planta nativa do Leste da América do Norte.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol e calor, solos sem pedras, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Pode semear ou plantar os bolbos agora.

A planta chega a atingir 2 m de altura, quando estas estão com 30 cm convém tutorar para que a planta não parta, também pode amontoar terra junto do caule para ajudar a estabilizar.

Propriedades medicinais do tupinambo

Rico em vitamina A, B3, C e também em cobre, magnésio, zinco e potássio. Fonte de energia que pode ser consumido por diabéticos pois a substância de reserva é a insulina.

Previne a gota, reumatismo, insuficiência pancreática e obstipação.

Os dias 6 e 7 são os ideais para semear ou plantar flores

Goivos

17 a 23 de fevereiro

O aroma dos goivos é maravilhoso, são uma flor herbácea anual muito usada nos jardins portugueses desde sempre.

Tem umas flores muito aromáticas e de variadas cores – branco, rosa e púrpura estão em flor na primavera e no verão.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol e de solos bem drenados, não toleram o encharcamento. Resistem a longos períodos de seca. É uma planta muito rústica que resiste ao frio.

É muito utilizada nos jardins em bordaduras floridas,  em vasos e floreiras.

Propriedades medicinais dos goivos

As flores de goivo são comestíveis, sendo utilizadas em saladas ou sobremesas. As sementes possuem propriedades medicinais (diuréticas, estimulantes, expetorantes, tónicas). Espécie sensível ao pulgão e ao oídio.

O dias 8 é o ideal para semear ou plantar folhas

Agrião

Pode já começar a semear as suas plantas verdes para as saladas de primavera e verão.

O agrião é uma planta deliciosa e fácil de cultivar, graças ao seu sabor picante é muito usada em saldas, sandwiches, entradas, bolos e smoothies.

Condições de cultivo

Esta é uma planta que gosta de zonas com alguma sombra mas com bastante luz, não tolera temperatura muito altas.

Como é uma planta semiaquática necessita de 5 a 10 cm de água. Pode plantá-la num vaso com terra e colocar dentro de um lago ou recipiente com água.

Pode fazer sementeira direta ou plantação (deixando 20 a 30 cm entre plantas. A colheita faz-se 60-80 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios do agrião

Uma hortícola muito nutritiva, rica em sais minerais e vitaminas. Um excelente tónico cerebral, estimulante do metabolismo, antisséptica, diurética, expetorante e afrodisíaca.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar