Inspirações

Viva o outono em família

Chegou o outono e com ele uma luz diferente e grandes mudanças nos nossos jardins, quer na vida animal quer na vida vegetal.

As cores das folhas (das plantas de folha caduca) começam a mudar e a encantar com os seus diferentes tons – amarelo, laranja, vermelho, castanho – até se soltarem, caindo no chão formando um manto. Muitos frutos e sementes que se formaram após a floração primaveril e estival, podem ser encontradas com formas, cores e tamanhos muito diversos.

Observar pequenos animais

Alguns pássaros, preparam a sua partida para zonas mais quentes pois o inverno vem a caminho. Os dias são mais curtos e a temperatura começa a descer.

Numa das estações mais bonitas do ano vale a pena sair de casa com as crianças para explorar e observar o que se passa lá fora. Podemos ir ao jardim, passear em família num parque urbano ou num espaço mais natural.

Sementes várias

Com os sentidos alerta, vamos poder fazer muitas coisas: recolher folhas de diferentes cores, formas e tamanhos, colher as sementes que ainda se encontram suspensas nas plantas ou que já caíram no chão, observar como a casca das árvores varia de espécie para espécie, ou procurar os bichinhos que vivem atarefados a preparar a vinda do inverno.

Vamos parar e ouvir o canto dos pássaros ou do movimento das copas das árvores causado pelo vento. Vamos descobrir as maravilhas da natureza e aproveitar para falar da importância das plantas no mundo que nos rodeia.

Folher folhas e sementes

Material necessário

  • Lupa
  • Tesoura
  • Pá pequena
  • Recipiente (saco de pano, caixa de cartão, cone de papel, outro)
  • Papel A4 branco ou colorido
  • Cola
  • Materiais colhidos durante o passeio

Sementes e folhas

Curiosidades

Porque é que, nesta estação, as folhas mudam de cor?

Quando chega o outono e os dias começam a ficar com menos luz solar, a primeira alteração que se dá nas folhas é a paragem de produção de clorofila, a substância responsável pela absorção do dióxido de carbono e pela sua transformação em açucares, usados na produção de energia para a planta. E com a diminuição da clorofila, pigmento também responsável pela cor verde, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas.

Porque é que algumas plantas perdem as folhas no outono?

Trata-se de uma estratégia das plantas para se protegerem do frio, reduzindo ao máximo o seu consumo de energia. A planta, como vimos, deixa de produzir clorofila e por isso começa a forma-se uma cicatriz no pecíolo da folha que interrompe a pouco e pouco a passagem de água e nutrientes do caule para as folhas. Então o pecíolo (“pé da folha”) começa a secar e com a ajuda do vento, ou apenas da força da gravidade, a bainha (base do pecíolo) solta-se do ramo e a folha cai, deixando assim de ser alimentada pela árvore. E a árvore pode assim, usar essa energia para o seu próprio aquecimento.

Divirtam-se! Bom passeio

Fotos: Marta Vassalo Monteiro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar