Cultivar Bio Hortícolas e Frutícolas

5 dicas para cultivar brócolos

Para conseguir plantas saudáveis e com cabeças grandes e saborosas, siga estas indicações simples e valiosas.

 

 1. Fertilize, Fertilize, Fertilize

Incorpore muito composto, estrume curtido e todos os fertilizantes naturais que conhecer no solo antes da plantação. Os brócolos e todas as espécies da sua família, as brassicas, adoram uma terra cheia de nutrientes. Não tenha medo de repetir a dose a cada três ou quatro semanas durante a época de crescimento.

 

2. Não deixe de faltar água aos seus brócolos

A chuva é sem dúvida a melhor rega, em anos de maior seca regue-os com frequência, cuidado com encharcamento mas tenha em mente que eles gostam de bastante água. Infelizmente nesses anos secos, mesmo com as regas regulares, eles nunca ficam tão bonitos como nos anos de chuva! Esperemos que este Inverno nos traga muita chuva!

 

3. Use e abuse de mulching

Coloque uma camada de 7 a 10 cm de matéria orgânica, tal como estilha, aparas de madeira, relva cortada, folhas trituradas ou simplesmente palha são muito benéficos para manter uma boa temperatura no solo, ajudar a fertilizar e a manter a humidade em anos secos. Em anos de muita chuva, se houver muita humidade, pode acontecer o aparecimento de caracóis e lesmas, espalhe casca de ovo triturado para impedir que eles façam grandes estragos.

 

4. Ponha a hipótese de adicionar Boro

Culturas como as couves, brócolos, couve-flor e afins, beneficiam muito com uma significante quantidade de Boro. Se o seu solo for muito ácido ou muito alcalino as plantas tem mais dificuldade em absorver o Boro. Os primeiros sinais que podemos ver nas plantas jovens, são folhas amareladas e pintas brancas. Uma solução de ácido bórico (uma colher de sopa em 5lt de agua) pulverizado nas folhas, pode resolver o problema. Pode encontrar o ácido bórico junto dos produtos de limpeza.

 

5. Tente encontrar a variedade certa

Há muitas variedades de brócolos e algumas podem ter mais dificuldade em se adaptar ao seu solo e clima. Nada melhor que uma variedade local ou de sementes recolhidas nalguma horta perto de si, senão opte pelas plântulas em alvéolos prontas a plantar,  mas tente sempre  uma empresa que as produza em modo biológico.

Algumas variedades de cabeças grandes que pode encontrar em sementes no comércio: Green Goliath, Superdome, Everest, Galleon, Early Dividend, Blue Wind, Southern Comet, Packman, Belstar, Arcadia, Green Magic.

Foto: Thinkstock

Poderá Também Gostar