Passo a Passo

Como fazer uma coroa de Natal com ramos e pinhas

Propomos-lhe fazer uma coroa natalícia apenas com elementos naturais que manterão o seu aspeto ao longo de toda a temporada: ramos, pinhas e outros frutos secos e lenhosos.

Material necessário

  • Raminhos verdes, longos e flexíveis, de preferência de trepadeiras ou fruteiras
  • Pinhas variadas e outros frutos lenhosos
  • Fita larga de serapilheira
  • Fita de veludo ou cetim de cor viva
  • Arame fino
  • Alicate de corte

Dica: Nos dias das festas, pode acrescentar à sua coroa alguns elementos frescos, como raminhos frutificados de azevinho ou gilbardeira e folhagem de espruce ou de cedro.

Entrance os ramos de modo a formar um aro grande. Enrole-os em torno de um recipiente redondo para ajudar a dar forma. Se necessário, prenda os primeiros ramos com arame. Deixe a coroa uns dias no suporte, para os ramos secarem com a forma desejada.

As pinhas e outros frutos serão presos à estrutura da coroa com arames. Corte um pedaço de arame com cerca de 15 cm, passe-o por baixo das escamas da pinha e torça-o, de modo a que o arame fi que escondido. Junte pinhas e outros frutos em pequenos grupos. Repita para todos os enfeites.

Comece a prender as pinhas e frutos à estrutura da coroa com os respetivos arames, dispondo os elementos maiores primeiro. Decida qual vai ser a parte de cima da coroa e prenda uma argola de arame ou um pouco de fita de cetim, para depois pendurar a coroa.

Acrescente os frutos mais pequenos, formando cinco ou seis núcleos, até obter o efeito desejado. Pendure a coroa de vez em quando, para ver como ficará na vertical.

Enrole a fita de serapilheira em torno da coroa, a partir de cima, passando-a nos intervalos entre os núcleos de frutos e pinhas. Termine com um laço em cima.

Finalmente, para dar um apontamento mais festivo à coroa, passe a fita colorida sobre a fita de serapilheira e prenda as pontas em cima ou deixeas caídas, como preferir.

Fotos: Sandra Mesquita

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar