Varandas e Terraços

Como criar uma varanda shabby chic

Como podemos despertar as memórias através das nossas varandas? Pois bem, falemos de shabby chic. O shabby chic é um estilo que foi criado pela americana Rachel Ashwell, que, por sua vez, foi inspirada pelos ingleses da época das grandes casas de campo.

Caracteriza-se pela combinação de elementos antigos com a modernidade. São objetos e mobiliário antigo com aspeto gasto e usado, que ganham nova vida com a recuperação. Conseguimo-nos aperceber deste estilo quando nos encontramos em ambientes de muito branco, tons pastéis, como verde-água, bege, ocre, rosa e salmão, que tão bem contrastam com as plantas.

Como restaurar móveis de madeira para criar um ambiente shabby chic

Lembra-se de algum objeto ou alguma peça que não se queira desfazer e gostasse de lhe dar nova vida? Eis o momento! Experimente tirar partido destes objetos e combiná-los com elementos naturais! Comece por escolher algum móvel ou peça e saiba os cuidados que deve ter.

Planear o trabalho
  • Analise o que vai ser necessário restaurar no seu móvel, se é a pintura, tapar rachas, tratar a madeira, trocar os puxadores, etc;
  • Faça uma lista completa de todos os materiais que vai precisar. Material que possa ser necessário: pincéis, trinchas, chaves de fendas, espátulas, tabuleiro de pintura, panos, lixas para madeira, betumes, primário, tintas e/ou vernizes.
  • Neste tipo de trabalhos, utilize sempre luvas, máscara e óculos de proteção!

Ordem de trabalhos

1. Retire as gavetas, as dobradiças, puxadores e outras partes removíveis,

2. Proceda a uma limpeza da madeira, para retirar gorduras e outras sujidades, com um pano macio. Pode utilizar um produto de limpeza neutro ou um diluente sintético. Caso as peças de metal tenham manchas, deve utilizar uma mistura de água e vinagre branco (9 para 1). Em situações de ferrugem, aplique um conversor de ferrugem.

3. Com uma lixa fina de grão 180, passe em toda a superfície, para remover a tinta ou o verniz velho. Caso o móvel tenha uma camada de tinta profunda, o melhor será utilizar um produto próprio (decapante) para remover toda a tinta antiga.

4. Caso o móvel tenha pequenas fissuras ou rachas, deve fazer a reparação com betume para madeira, utilizando uma espátula e respeitar os tempos de secagem. Após a sua secagem, passe de novo a lixa para a superfície ficar lisa.

5. Trate a madeira, caso seja necessário, com um produto de tratamento preventivo inseticida (caruncho e antitérmitas) e fungicida, para uma maior duração da madeira.

6. Aplique uma demão de subcapa e só após a sua secagem aplique uma tinta de esmalte de base aquosa. Os produtos de base aquosa são os mais ecológicos e mais fáceis de trabalhar. Se quiser pintar as dobradiças e/ou puxadores, aplique uma tinta de esmalte antiferrugem, de modo a garantir a durabilidade e longevidade das peças.

Dica

Uma sugestão para tornar as suas memórias ainda mais memoráveis pode passar por utilizar as gavetas como floreiras. Nesta solução, as gavetas devem ter uma altura razoável para que as plantas consigam desenvolver-se. Antes de colocar a terra e de as forrar com uma tela PVC, deverá colocar uma placa de esferovite de 1 a 2 cm de espessura, isto para garantir maior durabilidade da madeira. Neste caso concreto, a rega deverá ser sempre bem doseada para impedir o encharcamento do solo e consequente apodrecimento da madeira.

Fotos: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar