Faça uma floreira com cores, aromas e sabores de primavera – use flores comestíveis e ervas aromáticas.
Mesmo com pouco espaço, crie uma floreira para celebrar a sua primavera. Escolha uma floreira grande, que pode ser retangular ou redonda, e conjugue as plantas comestíveis, desde flores a ervas aromáticas, para tê-las sempre por perto na hora de decorar e temperar os seus pratos. Vai ser o apontamento de cor e originalidade que fará brilhar qualquer mesa de primavera e verão!
Leia também:
Green On: Seque as suas ervas aromáticas
Seleção de plantas
Para colocar na mesma floreira, escolha plantas com as mesmas necessidades de substrato, água e exposição solar.
Conjugue flores de época comestíveis com aromáticas anuais: cravinas com salsa e cebolinho ou cravos-túnicos com erva-cidreira são apenas exemplos; plante o que mais gostar e lhe for mais útil. Existem várias flores comestíveis como as calêndulas, os amores-perfeitos ou as chagas. As aromáticas são inúmeras, desde o manjericão ao tomilho. A conjugação das flores com as aromáticas vai ser benéfica para ambas as plantas e para si!
Plantação
- Escolher uma floreira grande com furo drenante na base.
- Colocar a camada de argila expandida no fundo da floreira para facilitar a drenagem.
- Colocar a manta de geotêxtil por cima.
- Adicionar uma camada de substrato adequado.
- Distribuir as plantas de modo a que estejam juntas, mas não demasiado apertadas. Deixe algum espaço entre elas para que possam crescer.
- Colocar mais substrato e aconchegar para que fique bem colado ao torrão da planta.
- Regar.
Manutenção
Tanto as aromáticas como as flores de época gostam de zonas de sol, pelo que deve colocar a floreira em locais soalheiros. Deve regá-las sempre que o substrato estiver seco. A colheita de flores e aromáticas deve ser feita de fora para dentro de forma a manter a floreira composta. Use frescas em bebidas, sobremesas ou saladas para dar-lhes um toque de originalidade!
Leia também:
Plantas medicinais e comestíveis na flora silvestre