Jardins

Bordaduras floridas de longa duração

Crocus

As bordaduras servem para delimitar o espaço, criar movimento, marcar zonas de caminhos e, do ponto de vista agronómico, limitar a entrada de plantas invasoras quer nos canteiros quer nos relvados.

Poderemos fazer as bordaduras com lancil, tijolos ou bordos de plástico, nivelado com relva, de modo a permitir trabalhar com o corta-relva por cima.

Podemos optar por outro tipo de bordaduras que ficam especialmente elegantes, as que são feitas com plantas, que podem ter várias cores e tonalidades, tipos de folha e alturas. Podemos usar uma única espécie ou usar várias misturadas entre si.

Tulipas em bordadura

Bordaduras sazonais

As bordaduras com plantas podem ser fixas ou sazonais, este efeito cria-se, por exemplo, com bolbos que podemos enterrar na terra na zona da bordadura da relva, com a largura que se pretender, e aguardar que cresçam. Na altura da germinação e floração, não se corta esta zona, deixando os bolbos desenvolverem-se. Podemos optar por plantar alhos-ornamentais, crocus, tulipas, jacintos ou lírios.

Bordaduras perenes

Podemos criar também bordaduras com Festuca glauca, de folhas em espada, azuis-acinzentadas (30 cm altura), Ophiopogon nigra, com folhas em espada de cor quase preta (20 cm altura), que suporta bem a sombra), ou Carex oshimensis, de folhas em espada verdes ladeadas de dourado (45 cm altura). Embora estas plantas se assemelhem à relva na forma da folha, as tonalidades e a altura diferente das da relva fazem a transição de espaços sem usar flores propriamente ditas.

Bordadura com Festuca glauca, Tulipas e Bergenias

Se por detrás existem arbustos ou plantas floridas, poderá ser uma forma de criar contraste. Estas três espécies são de baixa manutenção e muito rústicas. As plantas para bordaduras são imensas e aqui faremos uma escolha das que são de baixa manutenção, perenes e com floração.

Ao escolhermos as plantas, teremos que equacionar se se adaptam ao solo e clima do jardim em causa, ou seja, as condições edafoclimáticas do espaço em questão.

Armeria

Existem cerca de 80 espécies. A Armeria maritima é um pequeno arbusto que floresce no fim da primavera, prefere solos bem drenados e sol ou meia sombra. As folhas verdes e densas crescem até 10 cm e os caules cerca de 20 cm.

Curiosidade: Tolera bem a salinidade e o cloro da água de rega.

Sedum

Existem mais de 300 espécies. São plantas de folhas suculentas de porte baixo, atingindo cerca de 10 cm a 15 de altura, com floração abundante desde o meio do verão até ao início do outono. Atraem insetos polinizadores e requerem solos bem drenados. Dependendo da espécie de Sedum poderão tolerar sol pleno à meia-sombra.

Curiosidade: O seu nome deriva do latim Sedo “sentar”, referindo-se ao seu hábito de crescimento lento.

Osteospermum

Existem cerca de 70 espécies que crescem 10-50 cm. As flores são semelhantes às margaridas, com cores rosa-malva, amarelas, brancas, tendo o centro azul. Florescem desde o final da primavera até ao outono; nos climas temperados poderão florir todo o ano. Não suportam geada, toleram temperaturas até 2.ºC.

Curiosidades: Elimine as flores murchas para prolongar a floração; O nome vem do Grego osteon “osso” e sperma
“semente”-característica das suas sementes duras.

Pelargónios

Pelargónios

Também conhecidas por sardinheiras, existem mais de 250 espécies. São plantas com muitas cores, ideais para zonas costeiras e soalheiras.

Curiosidades: Algumas espécies apresentam folhas aromáticas com aromas cítricos, frutados ou florais.

Muitas outras plantas poderiam ser escolhidas para bordaduras:
  • Saxifraga: 5 cm altura;
  • Saponária: 5 cm altura;
  • Gazânia: até 20 cm altura;
  • Begónias: 30-60 cm altura;
  • Vinca: 10-20 cm altura.
Tenha em atenção:

Todas estas bordaduras são de baixa manutenção e floração abundante. Para escolher o tipo de bordadura, devemos que ter em conta as limitações do local, solo, clima, disponibilidade de água bem como as limitações das plantas, tolerâncias ao frio, calor, humidade, seca, sombra, não esquecendo a manutenção e o sentido estético no geral.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar