Inspirações

“Cidades Verdes: Florir Janelas, Casas e Ruas”: Projecto Alma Verde

Para quem acredita que as plantas podem transformar a vida para melhor!

Sempre sonhei em criar um projeto que me fizesse sentir que tinha um propósito; durante a minha (pequena) vida, andei atrás de algo que me enchesse o coração e a alma.

Como nasceu esta ideia

Sonho todos os dias em tornar o mundo melhor, em ajudar quem precisa, em abrir mentalidades. Contudo, erradamente, só pensava que esse projeto/trabalho tinha de me trazer algo de volta, dinheiro. Crescemos a pensar que tudo o que damos temos de receber e que esse “pagamento” tem obrigatoriamente de ser monetário.

É verdade que o dinheiro é importante, mas não é tudo. E rapidamente percebi que o dinheiro não me enche a alma. Sou feliz a ajudar, a criar sorrisos, amizades, união e, sobretudo, honestidade. Quando fui mãe, tudo isto se intensificou e tudo ficou claro: “quero criar algo que transmita à minha filha todos os valores em que que acredito, quero mostrar-lhe a felicidade e a bondade”.

Do sonho à concretização

Demorou até acreditar que tudo isto seria possível. Principalmente porque sabia que queria renovar divisões, mas sentia que não era só isso. Eu acredito que uma casa é feita pela pessoa que a habita. E, se assim é, uma casa não pode apenas ser decorada “conforme a tendência atual”, considerando que o trabalho está feito. É muito mais do que isso!

Enquanto estudava Arquitetura, sentia sempre que faltava algo. Sentia que o curso estava mal planeado. “ A arquitetura não pode nem deve ser só isto”, pensava eu. E tinha razão.

A arquitetura é feita de pessoas, de energias, de vivências, de memórias, de costumes, de famílias, de gostos e muito, muito mais. Quando fiz os estágios, sentia sempre que faltava a ligação/conceção com o “cliente”. Tudo isto me fez ganhar forças para criar o projeto Alma Verde.

Uma ideia verde e solidária

Um projeto inteiramente solidário, onde se dá sem se querer receber.

Porquê este nome?

Está diretamente ligado à essência do conceito, conceito este que defende a ligação entre as pessoas (alma) e a Natureza (verde). Eu defendo que um espaço deve sempre refletir aquilo que nos nutre, aquilo com que nos identificamos; se assim não for, nunca nos vamos sentir em uníssono com a divisão.

Somos todos diferentes, e todos temos necessidades diferentes, não só a nível de espaço, mas também de energia e psicologia. Sei que parece estranho estabelecer esta ligação, mas imagine, por exemplo, o que um quarto significa para si.

Gosta de quartos nos quais possa incluir uma mesa para trabalhar ou ler, ou até tomar o pequeno-almoço? Ou gosta de decoração mais rústica que lhe faca lembrar uma ida à aldeia? Agora pense nestas alternativas que lhe dei e relembre a sensação que lhe deu. É a isto que eu quero chegar!

As sensações, a forma como cada memória mexe consigo. E, assim, do nada, a arquitetura e a decoração estabeleceram ligação direta consigo, com o seu estado de espírito, com a sua disponibilidade, com as suas memórias, com a sua alma.

Era então imperativo mostrar ao mundo que tudo está ligado e que existe muito mais para além de quatro paredes. Uni áreas que aparentemente não têm ligação, mas que se complementam perfeitamente. Temos parcerias com áreas como o feng shui, a naturopatia, a psicologia e a cristologia.

Assim, dou oportunidade à pessoa que precisa da renovação de usufruir das áreas com que mais se identifica. Sem tabus, sem julgamentos. Na procura de alinhar o seu espaço com as suas intenções e necessidades. Curar casas e pessoas. Esta é a nossa premissa!

Como apresentar candidatura

Gostou da ideia? Então só tem de se candidatar e isso é muito fácil: no blog do nosso site, em www.mmoraishomedecor.com, foi criado um primeiro post com a apresentação do projeto, onde, além da descrição das objetivos, indico também o link que a vai direcionar para um formulário que tem de preencher.

Aqui faço algumas perguntas que me vão permitir perceber o que pretende mudar e conhecer um bocadinho dos seus gostos. Se for selecionada, entrarei em contacto e iniciaremos todo o processo de criação e renovação da divisão em questão.

Estamos a começar e, por isso, para já, só estamos a aceitar espaços que se situem no Porto e quem sabe se rapidamente não estaremos a ajudar de norte a sul do País!

Todo o processo de transformação vai ser partilhado no Instagram @almaverdeprojecto. No fim do projeto, vai ser adicionado ao canal do YouTube um vídeo curto com imagens que mostrem todo o processo, captando apenas os momentos mais importantes e relevantes.

Em complemento, cada projeto vai ter um post no blog onde todo o processo vai ser descrito detalhadamente. Desde os materiais aos custos, os DIY, dicas de decoração, descrição das plantas, lojas, parcerias, enfim! Tudo o que precisa para recriar todo o projeto ao mais pequeno pormenor.

O primeiro projeto de renovações já esta concluído e em breve vamos partilhar tudo pelo Instagram, pelo YouTube e pelo blog!

Agradecimentos

Não posso nem quero deixar de agradecer a quem confiou em nós desde a primeira hora, à Laura e ao Rafael, que registam as imagens de cada um dos momentos, e a todas as marcas e parceiros que nos apoiam e sem os quais nada disto seria possível: Nutreasy, Cintracor Viveiros Lourenço, Cristal Healing, Healing & Crafts Store, Naturalmente bela, Anabela e Paulo, consultores de feng shui, e à Mande uma Flor.

Aqui, na revista Jardins, vamos partilhar todos os meses um dos projetos!

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar